EDITORIAL


Quando eu me poupe a falar,
Aperta-me a garganta e obriga-me a gritar!
José Régio


Aqui o "Acordo Ortográfico" vale ZERO!
Reparos ou sugestões são bem aceites mas devem ser apresentadas pessoalmente ao autor.

20090816

Obras? não, estragos... na Cava de Viriato




Durante a semana que hoje termina as obras destinadas a tapar os enormes buracos entre as lajes de granito na "passadeira" e nas escadarias da Cava de Viriato avançaram muito pouco. É possível que os trabalhadores tenham sido deslocados para outras tarefas consideradas mais urgentes, noutros locais da cidade com maior visibilidade.

A tarefa está praticamente terminada faltando retirar vários montes de terra que não foi necessária e continua sobre o passadiço ou nas imediações, limpar pedras pequenas e restos de outros materiais e só depois semear a relva. Como já noutras ocasiões escrevi e pode ser confirmado, durante os trabalhos e devido ao mau uso de maquinaria foram provocados estragos, sobre a muralha e nos taludes, que não me parece haver qualquer pressa em reparar. Na Rua dos Plátanos ainda é possível encontrar terra caída na via mas os prejuízos mais evidentes aconteceram na calçada da Rua dos Heróis Lusitanos como as imagens mostram. Danificaram e entupiram o sistema de drenagem das águas pluviais, espera-se e deseja-se que não demorem demasiado a reparar os estragos. Se o Presidente da República - Cavaco Silva, tivesse vindo com mais tempo e fosse visitar o local tenho a certeza que tudo seria arranjado, mesmo que fosse em cima da hora...

"Meu Dim" - Jacksom

A "Volta a Portugal em Bicicleta" 1968

O vencedor da 31ª edição da "Volta a Portugal em Bicicleta", disputada em 1968 foi o benfiquista Américo Silva, Joaquim Agostinho participou pela primeira vez na prova, o ainda melhor ciclista português alcançou um brilhante segundo lugar com mais 57 segundos.
Benfica e Sporting foram os protagonistas duma prova muito animada desde o primeiro até ao derradeiro dia. A competição teve 21 etapas, o Benfica venceu o Sporting por 7-5, nas camisolas amarelas. A vitória nas etapas favoreceu os ciclistas de Alvalade que levaram a melhor por 13-8. No balanço final os "leões" venceram por equipas e as "águias" triunfaram na classificação individual.
Os principais protagonistas da luta Benfica-Sporting foram Américo Silva e Joaquim Agostinho na disputa do triunfo final e Pedro Moreira e Leonel Miranda na luta pelas vitórias nas etapas. A "Volta" chegou a Viseu no dia 15 de Agosto de 1968 (8ª Etapa, Guarda-Viseu - 147km) e o vencedor foi o sportinguista Leonel Miranda. No dia seguinte a caravana deixou a nossa cidade em direcção à Anadia - 98km.
Foto - Colecção 125 cromos "Ases do Ciclismo" - Palirex, Lda./Lisboa 1968



“Der Computer Nr 3” - France Gall (1968)

20090815

O Funicular - Foto a Pedido...



Uma vizinha da Rua da Ponte de Pau ao ver-me a fotografar perguntou se andava a fazer uma "reportagem"? Como respondi afirmativamente pediu-me que transmitisse um recado aos responsáveis da câmara e às polícias. Foi mais ou menos isto: "Teve imensa dificuldade em adormecer devido ao barulho de passos e dos carros sobre as chapas metálicas que tapam a linha do funicular", "alguns batiam com os pés para fazer mais barulho" e que "perto das quatro horas da manhã um grupo que tinha bebido demais acordou a rua inteira". Chamou-me a atenção para as chapas "arrebitadas" da imagem que fui logo fotografar.
Espero que me desculpe mas só agora foi possível cumprir a minha promessa. Desejo a todos os moradores que esta noite seja mais sossegada.

Feira São Mateus 2009 - "Porta de Viriato"


(...) " A ella concorriam industriaes e negociantes de todo o nosso paiz e até mouros de Granada!" (...)

Pedro Augusto Ferreira in "Portugal Antigo e Moderno Diccionario", Lisboa 1890

"Contar com o ovo, no cu da galinha..."


Apresentação (*)

(...) "Acresce que o espaço físico da Feira se recompõe, em cada edição do certame, para melhor servir os expositores e os visitantes nesta efémera cidade que dia a dia fervilha de vida nas suas praças e arruamentos. Surpresas serão, no presente ano, as carruagens coloridas do funicular e o seu movimento subindo e descendo do Campo da Feira ao Centro Histórico, cativante convite para uma viagem memoravel pela história de Viseu. Tudo fruto do manisfesto empenho do Município de Viseu em tornar atractiva esta margem da cidade que, sendo fruida ao longo do ano, reveste peculiar sentido durante o tempo em que se realiza a Feira de São Mateus" (...)

O Gerente Executivo da Expovis, Promoção e Eventos, Lda.

Jorge Fernando Nogueira e Carvalho

(*) Do programa da Feira de São Mateus 2009

P.S. - Afinal as "carruagens coloridas do funicular" irão ficar confinadas às respectivas estações e a linha teve que ser coberta com chapas de aço para evitar a ocorrência de mais acidentes.

Em Campanha Eleitoral...

Mudando de assunto, ou talvez não, às vezes as coisas correm mal...

Deixa de me atormentar" - Flirt



Vídeo de lançamento álbum dos Flirt - Arquétipos da Alma [MySpace]

Programação da Feira de São Mateus

Hoje espectáculo com Paulo Gonzo, amanhã dia 16 de Agosto de 2009 será a vez de Tony Carreira e a sua banda, sempre às 22h00 no palco da feira

20090814

Feira de São Mateus 2009



Ver programa da Feira São Mateus [Expovis]

A Feira Franca (de São Mateus)



Um aspecto da Feira Franca - Bilhete Postal editado pela "Tenda dos Artelheiros", Viseu e Tipografado na Sociedade Papelaria, Lda., do Porto. Escrito com data de 5 de Julho de 1935.

O "Funicular" e a Feira de São Mateus



Depois dos serviços de serralharia da câmara municipal terem adquirido as necessárias chapas metálicas recomeçou o trabalho de cobrir a linha do funicular na Rua da Ponte de Pau. Será que concluiram que a Feira de São Mateus e este tipo de funicular não são compativéis? Lamenta-se que um erro de tal dimensão tenha saído do papel e que como é habitual, para resolver erros de projecto, usem soluções improvisadas - os chamados remendos da última hora.

Este ano vai haver um som novo na feira! O barulho provocado pelos passos da multidão sobre as chapas de ferro amplificado pelo "túnel da linha". Também já ouvi que agora o "funicular" passou a ser "metro"...

"Pode Acreditar" - Marcelo D2




Marcelo D2, realização de Johnny Araújo e a equipa de animação da Birdo

20090813

A "Volta a Portugal ´09" em Viseu



"Para quem pretender entar ou sair da cidade de Viseu sem constrangimentos de tráfego, sugerimos que opte pelas saídas de Mangualde (EN 16) ou de Nelas (EN231)."
Retirado do folheto
P.S. - "Ponha-se, portanto a pau..."

Última Hora, o "Funicular" de Viseu


A Câmara Municipal de Viseu preocupada com uma possível "enxurrada" de queixas, contas de despesas médicas e possíveis indemnizações, decidiu mandar tapar, com chapas ferrugentas de metal, a linha do "funicular"!
Para descrever a situação vou citar o meu amigo António que durante mais de uma vintena de anos trabalhou na Suíça, em diversos trabalhos de construção incluindo abrigos subterrâneos e bunkers, que me confidenciou que os portugueses quando vão à casa de banho - "primeiro limpam o rabo, e depois..."

Novidades fresquinhas do "Funicular"...

Segundo as informações que recolhi e pelo que me foi dado observar, não será possível viajar no funicular nos próximos dias, como foi anunciado, uma vez que ainda subsistem dois enormes “buracos” na linha, actualmente protegidos por grades metálicas, e a entrada da linha no recinto da Feira de São Mateus foi tapada com chapas metálicas fixas. A solução para "tapar os buracos” passará pela colocação de duas plataformas hidráulicas móveis comandadas a partir da central. A montagem da linha tem sido uma tarefa muito complicada a exigir muitas rectificações, afinações e acertos.
Parece-me que a escolha do método de tracção, tipo de carril e o número de carruagens não foi o melhor. Um sistema com uma única viatura seria mais adequado, uma vez que a energia proporcionada pelo veículo que desce é diminuta, os veículos poderiam prescindir dos carris se usassem pneumáticos, já existem no mercado funiculares com essas características muito melhor adaptadas a um circuito de características urbanas e a procura não deverá ser tão grande que justifique a existência de duas carruagens.

A divisão da Rua da Ponte de Pau em quatro, duas faixas destinadas aos peões (as duas exteriores), mais o canal dedicado ao elevador e outro para os automóveis parece-me excessiva. Melhor seria eliminar a circulação automóvel entre a saída do estacionamento do Forum e a Pensão Viriato. Também me parece insensata a pretensão de fazer funcionar o sistema durante a feira, por razões óbvias de segurança, admito porém o seu uso durante a manhã e o princípio da tarde, período em que a entrada na feira é livre e o movimento é ainda diminuto. Também já está colocada uma amostra dos sinais que avisa -”É PROIBIDO CIRCULAR AO LONGO DA VIA”, que irão ser colocados em grande quantidade para avisar os mais incautos. Os pilaretes que limitam o canal dedicado ao deslocamento do elevador, zona pintada de amarelo, estão constantemente a ser derrubados ou a “levar encontrões” dos automobilistas que vão a falar ao telemóvel ou a olhar para as “garotas”...

Onde Está o AJ?


Ao centro de camisola azul com manga comprida e branca pode ver-se o colega Rui Caçador, técnico da Federação Portuguesa de Futebol [ligação]. Porque motivo foi interrompido o jogo, o que procuravam e onde estará o AJ?

“We Made You” - Eminem




Para acordar e começar o dia e em beleza... Eminem

20090812

Novidades do Rio Pavia em Viseu


Suponho que só mesmo em Viseu será possível ver os "Soldados da Paz" ocupados na "lavagem" de um rio... Normalmente os bombeiros vão aos rios para salvar alguém que se está a afogar ou procurar desaparecidos nas águas. Nesta operação além dos bombeiros esteve envolvida uma pequena equipa de operários e ainda um grande camião e duas pequenas escavadoras para retirar terra e lodo do leito do Rio Pavia. Ontem, no final da tarde chegou uma auto betoneira com mais cimento para remendar o pavimento já visivelmente deteriorado em vários locais do rio. Não duvido que fique a brilhar mas, vai ficar vazio. Rezem ao São Pedro...

Se ter transformado o leito do rio num caneiro foi um verdadeiro crime ecológico, não partir o cimento e colocar ainda mais o que será?



Rui Costa, natural de Mangualde 24/06/1970, mostra na galeria da livraria "Pretexto", na Rua Formosa, alguma da sua pintura.

Os Perigos do (de) Funicular de Viseu

Continuam os trabalhos finais da montagem do "funicular" e para evitar a repetição de acidentes foi decidido pintar o espaço entre as linhas de amarelo e reduzir um pouco mais a largura da abertura central por onde "correm" os cabos de aço do sistema de tracção, mas apenas nas passadeiras existentes dentro da feira. O sistema será finalizado com a colocação de muitos sinais avisando ser - Proibida a circulação ao longo da linha.
Já reparei que a estação inferior - "Viriato", irá ficar dentro do recinto da Feira de São Mateus pelo que apenas será necessário abrir e fechar uma porta ou colocar um guarda, uma espécie de guarda de passagem de nível, no local para que as carruagens penetrem ou abandonem o Campo de Viriato a caminho da estação superior no alto da Calçada de Viriato - baptizada como - "Sé". Junto da estação chegou finalmente a ocasião para instalar um espaço ajardinado com a aplicação de "relva em tapete" e muitas flores de estufa.

Continuo na expectativa de perceber de que modo vão tapar os enormes buracos ainda abertos nos locais de duplicação da linha e sobretudo muito curioso por saber se o elevador irá funcionar durante os quarenta dias da próxima feira. Se a hipótese for verdadeira parece-me ser uma insensatez já que os veículos irão cruzar-se com milhares de pessoas e inúmeras crianças num local fechado, ao qual muitas vezes só se pode aceder comprando um bilhete e onde a segurança dos visitantes deveria seria considerada como um valor a salvaguardar.

Também gostaria de saber o que pensam os técnicos do IGESPAR sobre a "passadeira amarela" que passará a "enfeitar" a calçada em pleno Centro histórico de Viseu. Ainda há pouco foi "chumbado" um projecto para construir um parque subterrâneo para vinte automóveis no Largo António José Pereira [ligação], a deslado do Museu Grão Vasco

Um "teste" à sua atenção...



A "atenção" pode enganar ignorando (seleccionando) factos

“Ponciana” - Lura




Vídeo de João Pedro Moreira, álbum "M'Bem Di Fora" [Pág. Oficial]

20090811

O "Funicular" de Viseu



Parece certo que apenas falta resolver uma pequena parte do complicado "puzzle" que foi a instalação dos carris e do sistema de tracção do elevador. Os engenheiros ou até um bom serralheiro irão certamente engendrar uma solução para tapar os últimos buracos... Depois de resolvido esse problema o "funicular", um sistema não poluente que usa dois veículos e desliza sobre carris para ligar a "Estação Viriato", no Campo de Viriato, com a estação superior denominada "Sé", localizada no alto da Calçada de Viriato, talvez já possa entrar em funcionamento (?). Continuo a interrogar-me como será possível conciliar a utilização desse meio de transporte com o decorrer da Feira de São Mateus. Parece-me muito pouco sensato fazer o atravessamento do recinto da feira colocando em risco a integridade física das centenas de visitantes que em cada minuto irão atravessar a linha, nas horas de maior movimento. Aceder aos divertimentos dedicados aos mais pequenos e às crianças exigirá o atravessamento. Os porteiros terão de abrir, fechar, abrir e voltar a fechar portas para permitir as entradas e saídas das carruagens no recinto. Além dos prováveis atropelamentos, os mais pequenos, também poderão tropeçar ou ficar entalados.

Há poucos dias foi feito um simulacro de acidente na Rua de Serpa Pinto que segundo revelou o vice-presidente da Câmara Municipal de Viseu, Dr. Américo Nunes, "correu muito bem"! Para saber mais sobre o teste convido os meus amigos e leitores a fazer clique sobre a imagem do artigo seguinte, da responsabilidade da "Associação Olho Vivo - Núcleo de Viseu", com o título "Funicular: Os acidentes que não foram simulacros", onde se descrevem algumas das consequências das armadilhas que durante vários meses estiveram armadas sobre a linha.

Finalmente relembro que foi prometida a sua utilização gratuita durante o primeiro ano, para atrair utentes e talvez com forma de compensação pela demora na conclusão deste projecto.

Algumas Agruras do "Funicular"


Retirado, com a merecida vénia, do "Via Rápida", de 2009/06/08
Clique p. favor sobre a imagem para ler o artigo sobre a montagem do funicular.
Nota: Há pouco fui informado que andam a pintar de amarelo o espaço entre os carris, para avisar que é necessário tomar cautela para não tropeçar ou ficar entalado! Logo que possível vou ver e levo a máquina...

"Abre os Olhos” – Mind da Gap




Uma nova música dos Mind da Gap, ver e ouvir mais: [MySpace]

20090810

O Viseense D. Afonso Henriques



(...)" As bases desta investigação, sem as quais ela seria impraticável, ou baldada, são duas: uma, o conhecimento da data suficientemente aproximada do nascimento de D. Afonso Henriques; a outra, a residência de D. Teresa quando ele veio à luz. A data é possível sabê-la pelas indicações da época: tendo dois para três anos quando morreu seu pai, o que sucedeu em Maio de 1112, e sendo que aquela expressão vulgar significa mais próximo os três anos que os dois, concluímos, calculando dois anos e uns nove meses, o meado do Verão de 1109. Quanto à residência de D. Teresa, temos provada para ela Viseu, precisamente então." (...)

A. de Almeida Fernandes, investigador de História Medieval, autor de "“Viseu, Agosto de 1109, Nasce D. Afonso Henriques [ligação]

Menos contestada é a presença do nosso primeiro rei nas vizinhas terras de Lafões, uma vez que foi nos seus banhos (termas) que veio procurar alívio para as dolorosas consequências do grave ferimento numa perna, no ano de 1169, ocorrido no cerco da praça-forte de Badajoz, quando fugia a cavalo e embateu com estrondo no ferrolho da porta da muralha exterior do castelo. Acabou feito prisioneiro dos cavaleiros leoneses que vieram em socorro dos mouros sitiados na alcáçova e o entregaram humilhado ao Rei de Leão, seu genro D. Fernando II por ser casado com a sua filha D. Urraca. Badajoz embora ocupada pelos muçulmanos estava na área de reino de Leão por tratado assinado com o vizinho reino de Castela. D. Afonso Henriques nunca mais pode montar e a sua carreira militar terminou, depois desse incidente passou a deslocar-se numa carreta e limitou-se a administrar o reino com a co-regência do seu filho D. Sancho I. Mas a sua ligação à terra era mais antiga porque em 1152, reconhecendo a importância da Vila do Banho (hoje Termas de São Pedro do Sul) concedeu-lhe o seu I Foral atribuindo-lhe a categoria de concelho. Foi em 1169 e por sua iniciativa que foi edificada a pequena Capela de São Martinho ainda hoje aberta ao culto e com muito devotos com provam os imensos ex-votos depositados sobre o altar.

"Fire Eaters” – Vertigo Steps




“Fire Eaters” é o primeiro vídeo dos Vertigo Steps, o tema foi retirado do álbum de estreia da banda liderada por Bruno A [MySpace]

Prendas da Feira de São Mateus 2009




Muito mais complicado que organizar a Feira de São Mateus tem sido solucionar o cíclico problema da falta de água no Rio Pavia. Várias gerações de políticos locais fizeram e renovaram a promessa, por enquanto ainda por cumprir, e agora afirmam que estará apenas dependente da construção de três mini-barragens especialmente da maior a localizar na Ribeira da Fraga, no Catavejo. Há poucos dias ouvi da boca de um amigo a afirmação que esse foi o maior falhanço na cidade dos últimos anos e que deveria fazer corar de vergonha políticos e engenheiros da câmara municipal. Na sua opinião gastaram "rios de dinheiro" mas "fizeram tudo ao contrário", porque pensaram, planearam e executaram várias obras - Parque Urbano da Radial de Santiago (futura feira semanal) e Parque Linear do Rio Pavia mas esqueceram-se de garantir o mais importante... a água!
Nas imagens o Rio Pavia e o ainda incompleto "Espelho de Água" e as linhas do funicular (um elevador sobre carris) a inaugurar em breve, quem sabe se pelo Presidente da República, Cavaco Silva que virá à abertura oficial da feira no próximo dia 14 de Agosto. Isto se conseguirem resolver a tempo a parte mais difícil do complicado puzzle que há meses andam a tentar montar...

20090809

Os carvalhos da "Cava de Viriato"

Alguns dos meus amigos e visitantes certamente já repararam que a nossas florestas estão a ser vítimas de uma verdadeira praga que está a atacar os carvalhos e outras árvores da família deixando as suas folhas castanhas mais parecendo terem sido queimadas. Infelizmente também os carvalhos da "Cava de Viriato" estão a ser atacados por um verdadeiro “exército voador” de insectos negros com reflexos metálicos esverdeados que se alimentam da parte de cima das folhas provocando a sua morte e deixando-as com o aspecto de uma fina rede castanha. Aqui ficam os culpados que pertencerão à família das “Halticas”, insectos desfolhadores que pela sua acção facilitam a ocorrência de ataques secundários de outros insectos.
Curiosamente não foi fácil encontrar referências a esta praga que continua atacar árvores das nossas florestas, parques e jardins. Será que não há mesmo nada a fazer?

"D. Varão" – Assobio



O tema "D. Varão" (ao vivo no FMM, em Sines) do álbum de estreia do projecto Assobio de César Prata e Vanda Rodrigues, nossos vizinhos da Guarda [MySpace].

A "Cava de Viriato" e os remendos..



Durante a semana que hoje termina foi retomada a tarefa de “remendar” a passadeira de granito instalada na “Cava de Viriato”. Esta obra que decorrido cerca de um ano sobre o prazo inicial de conclusão ainda hoje está inacabada, foi uma iniciativa do Programa Polis e tinha por objectivo “requalificar” o monumento. A chamada “Cava de Viriato” é uma fortaleza de origem desconhecida, possivelmente de origem árabe, em forma de octógono com cerca de 2000m de perímetro, construída em terra batida que inicialmente seria defendida por um profundo e largo fosso com água.
O objectivo pretendido era aproximar o monumento do seu aspecto original e por esse motivo foram removidas várias escadarias e rampas de acesso. Contraditoriamente e mostrando falta de respeito pelo monumento foi construída uma “passadeira” e criadas seis escadarias de granito que se vieram a revelar desastrosas. Depois de muitas queixas e tombos, o mais grave conhecido aconteceu ao vizinho Luiz Carlos Araújo [Portal Cidade de Viseu] que ficou ferido e gastou cerca de 900 euros em despesas médicas e na substituição dos seus óculos que ficaram destroçados. Este projecto foi muito mal concebido pois os importantíssimos aspectos da segurança e da acessibilidade ao local não melhoraram, a vigilância continua a não existir, portanto é fácil encontrar toxicodependentes a “cozinhar o caldo” para tirar a “ressaca”.
Os trabalhos foram executados no troço da Rua dos Plátanos (ainda incompleto) e no troço que começa na Rua do Picadeiro e termina no início da Rua dos Heróis Lusitanos e ainda na escadaria onde tombou o cidadão referido no parágrafo antecedente. Os remendos continuaram com a colocação de mais terra para tapar convenientemente os perigosos buracos entre as lajes de granito, com 15cms de largura e uma profundidade de 30cm, e ainda com a execução do remate das faces laterais do passeio.

Lamentavelmente não ainda vi qualquer trabalho destinado a reparar os danos causados sobre a muralha, nas suas faces e mesmo na calçada provocados pela utilização indevida de maquinaria para o transporte da terra. Será que a obra fica pronta antes do início da Feira de São Mateus ? Finalmente iremos poder apreciar a nova iluminação, projectores no chão a iluminar as copas das árvores e marcação da passadeira com projectores embutidos nas lajes... todo este aparato tem por finalidade embelezar e não tornar o local mais seguro e incentivar a sua fruição durante a noite.

"Muzorama"

"Muzorama" é um vídeo do Muzorama Team, saiba mais no Vimeo [ligação].

20090808

D. Afonso Henriques em Viseu # 4



Mais uma, com esta já são quatro, a de hoje está no Viso Norte perto da escola básica. É tão feia quanto as outras! ainda haverá mais... talvez junto à porta do patrocinador, privado, quem sabe?

"Wild Zone" - Kumpania Algazarra


A vila da Lajeosa do Dão está em festa e hoje realiza-se o "XXX Festival de Folclore" mas também poderá ver e ouvir os Kumpania Algazarra [MySpace], os Peste & Sida [MySpace] e os Bulgari Brothers [Página Oficial].
P.S. - ENTRADA LIVRE

20090807

Em "manutenção" há mais de um ano!?

Já passou mais de um ano sobre o anúncio público da abertura do “Parque Radial do Rio Pavia” ["Jornal do Centro", 08/08/2008] e o parque infantil construído na margem direita do Rio Pavia, junto ao Cento de Interpretação e Monotorização Ambiental (CMIA) na Balsa, continua “EM MANUTENÇÃO”. Quem será tão ingénuo que acredite numa “manutenção” tão demorada… [ligação].
Lembram-se do cartaz que proclamava - “Viseu, Cidade amiga das crianças”? [ver uma foto], é por esse motivo que não quero acreditar que tamanha “demora” seja motivada por as crianças dos bairros vizinhos pertencerem a um grupo social desfavorecido e não a uma família como a exibida na propaganda eleitoral do PPD. As crianças felizes que a campanha “Fernando Ruas 2009” mandou colocar pela cidade fazem parte de uma série, são publicidade eleitoral.
A ideia de trocar a letra “i” no nome da cidade neste caso pela jovem família, com os filhos encavalitados (talvez modelos contratados), as cores e as roupas parecem-me ter sido felizes. O lema da campanha - “VISEU Somos todos nós.” é tão óbvio e abrangente que bem poderia servir para todos os partidos da esquerda à direita.
Para terminar, repararem bem mas apenas quando não forem a conduzir, que se trata de uma família de excepção, é evidentemente uma família numerosa pois além de serem três crianças ou foram adoptadas ou fruto uma gravidez múltipla. O mais certo és serem modelos fotográficos, mal escolhidos em função das idades, não uma família verdadeira.
Renovo que não parece possível que a câmara municipal, ou a sociedade ViseuPolis, façam distinção entre as crianças de bairros pobres e as outras. Certamente que existirá outra explicação razoável para tanto atraso…
P.S. - A página da campanha ainda continua em desenvolvimento [ligação]

“Em Contramão" - Adriana



“Em Contramão” é o segundo vídeoclip extraído do álbum de estreia da Adriana

D. Afonso Henriques em Viseu # 3


Um outro exemplar da cabeça do viseense D. Afonso Henriques, sobre um madeiro, pode ser visto no Parque da Radial de Santiago (perto da rotunda do Coval). O parque localizado na margem direita do Rio Pavia terá uma dupla função uma vez que no futuro será o local da realização da feira semanal.
Esta infeliz homenagem foi resultado duma parceria de uma grande superfície com a Câmara Municipal de Viseu e obra de um artista, ainda, anónimo.

Vai haver Festa na Lajeosa do Dão


7, 8 e 9 de Agosto de 2009 e com Entrada Livre...

"A vila em festa já vai na 4ª edição. Pela Lajeosa do Dão passaram já artistas como FF, UHF, Delfins, DJ Kika Lewis, Rebeldes, Rosinha e muitos mais que seriam impossíveis de nomear. O festival pretende ao longo dos três dias de festa unir à cultura rural enraizada um toque de urbanismo e modernidade, usando a música como ponte de ligação. "(...)
(...)"Este ano A vila em festa vai estar ainda melhor contando com nomes como Kumpania Algazarra, Bulgari Brothers, Peste & Sida, Polo Norte e Miguel Angelo (Delfins). Haverá ainda muita animação com bares, insufláveis e até um festival aéreo." (...)
Conheça o programa da festa [ligação]
P.S. - O festival não é de "Fólclore" mas sim de "Folclore", claro...

20090804

Finalmente pronto o "Espelho de água"


Por fim parece estar quase pronto o tão aguardado "espelho de água" frente ao Rio Pavia no Campo de Viriato uma das componentes do ambicioso parque radial. Para concluir o projecto ainda faltará construir os restaurantes que inicialmente eram três e fixos e passaram a ser apenas dois e pré-fabricados.
Já tive oportunidade de ver o sistema em funcionamento e não me parece ter sido uma ideia muito feliz. A água que corre nas faixas laterais, "aos saltinhos", produziria melhor efeito se a altura dos mosaicos de granito fosse um pouco maior. A fruição do lago é muito limitada devido aos muros laterais demasiado altos. Entendo desajustada a existência de uma extensa faixa com plantas e algumas árvores frente ao tanque que impedem o acesso à margem do rio. Durante a noite os defeitos da iluminação são muito evidentes uma vez que o lugar é escuro e pouco convidativo, chega a meter medo. A iluminação colocada dentro da água produz algum efeito e a água iluminada que transborda continuamente do lago transmite uma agradável sensação de frescura e um murmúrio agradável.
O rio infelizmente continua com pouca água apesar das tentativas dos serviços municipalizados para esconder esse falhanço. Espera-se que não encham o rio com água das torneiras... já noutra ocasião o "lavaram", lembro-me que foi em meados de Setembro de 2005, nas vésperas da inauguração do centro comercial.
Não fui o único que notou que destruiram uma cisterna, contruída no ano passado, junto ao Jardim de São Mateus, o tal jardim que depois de "remodelado" e aumentado ficou com mais pedras do que plantas, e que construiram outra de maiores dimensões possivelmente por ter havido um erro que foi necessário rectificar. Tudo se passou para lá da vedação metálica e da rede verde.

12º Festival Altitudes




"Benvindos a mais uma edição do Festival Altitudes! O Teatro do Montemuro apresenta aqui a programação de mais uma edição desta festa para a qual convida todos aqueles que quiserem durante nove dias conhecer projectos de qualidade, projectos inovadores de companhias de teatro e grupos de música de todo o país." (...)
Continue a ler para conhecer o programa [ligação] e ver que vale a pena ir a Campo Benfeito, Gosende no vizinho concelho de Castro Daire, onde a companhia do Teatro do Montemuro tem realizado um bom trabalho.

Uma "Sala de Chuto"...



No Parque Linear do Rio Pavia. É uma vergonha, fica localizada no antigo Matadouro Municipal onde em breve irá ser construída a sede do Orfeon de Viseu

"Accro" - MarLeoDav


Um desenho animado sobre o tema da dependência, com imagens que procuram explicar os mecanismo do fenómeno. A realização é do colectivo Marie Opron, Léonard Cohen e David Martin

20090803

O Viseense D. Afonso Henriques...

Parece-me que bem merecia ter sido homenageado de outra forma! Ontem pela manhã fui, como faço muitas vezes, tirar a ferrugem à minha bicicleta ao Parque da Radial de Santiago e acabei por dar de caras com mais outro mamarracho de autor desconhecido, sem o mínimo de talento ou habilidade, que produziu a monstruosa escultura que pretende representar D. Afonso Henriques equipado para a guerra vestindo uma cota de malha e com um ridículo capacete na cabeça. Visto deste ângulo parece um melão sobre um pescoço do tipo girafa, a olhar para outro mamarracho que tarda a "cair".

Como habitualmente se costuma dizer que "não há duas sem três" já tentei encontrar a terceira cabeça mas sem sucesso. Prometo que não irei desistir facilmente...

Veja as diferenças...


Realizou-se em Guimarães junto ao castelo, no passado dia 23 de Junho, um torneio medieval no âmbito das celebrações dos 9oo anos do nascimento de D. Afonso Henriques. O acontecimento da iniciativa da câmara municipal teve direcção artística da Companhia Legende de Espanha e da Espada Lusitana de Portugal [ligação] e integrou-se nas comemorações do nascimento do primeiro rei de Portugal.
Bonita e realista esta imagem encontrada no blogue do fotógrafo "muito amador" Rui Pintas - "Fotos do Pintas" [ligação], a quem agradeço.

"On The Edge" - d3ö




Para ver e ouvir mais vá à página Música do MySpace [ligação]

20090802

As "obras" na Cava de Viriato

Parece confirmar-se que a tarefa de tapar os buracos entre as lajes de granito da "passadeira" construída sobre a Cava de Viriato não será prioritária. Nos últimos dias os trabalhos continuaram parados e apenas foram executadas tarefas destinadas a voltar a semear relva em espaços já anteriormente arrelvados e que por incúria e desleixo se transformaram em matagais. Sobre a muralha continuam vários montes de terra a desfear, ainda mais o local. Os trabalhos decorreram junto da Casa das Águias, da Rua do Picadeiro e na nova estrada que pelo interior da muralha liga a Rua dos Heróis Lusitanos com a Rua do Coval. Até o São Pedro veio ajudar pois duvido que apesar da técnica de sementeira utilizada, injecção na terra das sementes e fertilizante que deixam a terra verde, sem a chuva abundante que caiu na noite de Sexta-feira para Sábado duvido que as sementes germinassem e mesmo assim, sem rega abundante... Também fizeram a poda e a limpeza de algumas árvores do antigo olival apesar dessa tarefa dever ser feita no Inverno e somente depois da colheita das azeitonas.
Contou-me uma vizinha que no final da tarde de Sexta-feira a passarada fez um verdadeiro festim. A Dª Ana nunca vira tanta ave junta, eram largas centenas, mesmo milhares a encher o papo.
A passagem do comboio turístico justificará a interrupção dos trabalhos no malfadado e perigoso "passeio" e nas escadarias. A vista que os viajantes observavam nessa parte do trajecto era muito desagradável. O arranjo da parte final da valeta na calçada e a pequena rectificação no bueiro facilitará a passagem do veículo para a Rua do Coval de onde segue para o Túnel de Viriato. Sobre o túnel, uma outra obra do programa Polis para Viseu, muitos são os viseenses que ainda não estão convencidos da sua real utilidade.



"Tomo Conta Desta Tua Casa" dos Virgem Suta e a sua página no MySpace [ligação]

Também na Cava de Viriato, infelizmente!

Apesar da “requalificação“ continua ser a mais fácil encontrar restos de “kits anti-sida”, da campanha - "Diz não a uma seringa em segunda mão", usados por toxicómanos ou toxicodependentes na Cava de Viriato do que carochas. Foi este um dos dois que encontrei há poucos dias. Igualmente vi e continuava exposto um "letreiro" que chama a atenção para a necessidade de substituir nove castanheiros mortos há longos meses na Rua do Coval e que foram plantados, no Verão passado, no âmbito da valorização do monumento.

20090801

D. Afonso Henriques nasceu em Viseu!


Há poucos dias foi colocado no Parque Linear do Rio Pavia, no Largo Major Monteiro Leite, junto da Ponte das Barcas, uma autêntico mamarracho evocativo do nascimento de D. Afonso I, mais conhecido por D. Afonso Henriques - "O Conquistador", ocorrido na alcáçova do castelo da nossa cidade que muitas vezes terá acolhido reis, vai fazer em dia incerto da próxima semana 900 anos [ligação].

Acreditem que lamento imenso dizer que se trata de um objecto de muito fraca qualidade, deveria envergonhar quem autorizou a sua colocação em lugar público e ainda salientar que a Câmara Municipal de Viseu o erigiu numa "parceria" com uma empresa de distribuição que publicita a sua marca em côr e tamanho berrantes.

D. Afonso Henriques na Póvoa do Lanhoso



"Inspirado na obra "Afonso Henriques - O Homem" de Cristina Torrão, este trabalho tem texto do dramaturgo brasileiro Weydson Barros Leal e do director artístico do CC, Moncho Rodriguez, que também dirige a encenação.
"Eu Reino" estará em exibição todas as sextas - feiras e sábados nos meses de Julho e de Agosto. O Castelo de Lanhoso é o palco desta produção que envolve cerca de 50 actores amadores e profissionais (como Pedro Giestas) em cena, bem como colectividades locais." (...)
Se o amigo leitor estiver interessado também poderá participar numa cena, vestido a rigor.
Continue a ler na página do Theatro Club da Póvoa de Lanhoso [ligação].

"Acabou" - Boss AC



Vídeoclip do álbum "Preto no Branco" de Boss AC gravado no passado mês de Junho

War Zone - Metal Fest



"War Zone - Metal Fest" no dia 1 de Agosto de 2009, em Vila Maior, São Pedro do Sul na Associação Cultural de Vila Maior, com início às 21h00 e abertura das portas às 20h00 para o pessoal ir preparando o "armamento"... Cá vão os endereços no MySpace das bandas: