EDITORIAL


Quando eu me poupe a falar,
Aperta-me a garganta e obriga-me a gritar!
José Régio


Aqui o "Acordo Ortográfico" vale ZERO!
Reparos ou sugestões são bem aceites mas devem ser apresentadas pessoalmente ao autor.

20180528

A Celidónia (Chelidonium majus L)


GIF via GIPHY

A Celidónia (Chelidonium majus L) é uma planta herbácea vivaz com 30 a 100 cm, com caules ramificados e aveludados. originária das zonas temperadas de Europa, Ásia e noroeste da África, cresce em terrenos abandonados, incultos e à beira dos caminhos. Entre nós é conhecida por vários nome, entre outros: erva-das-verrugas, celedónia, celidónia, erva-mercurial e também, erva-andorinha por começar a florescer no início da Primavera, coincidindo com a chegada destas aves e manter as flores até ao Outono, por ocasião da sua migração. Modernamente começou a ser apelidada de "Betadine dos pobres"
A celidónia tem variados usos na medicina tradicional: os gregos antigos usavam-na para tratar doenças de pele, vesícula e fígado; os médicos chineses utilizavam-na como relaxante muscular, no tratamento das cataratas e como antiespasmódico. Muito cuidado porque é uma planta tóxica, pertence à família das papoilas (Papaveracea), a sua seiva de cor amarela-alaranjada é rica em alcaloides, nomeadamente a celidonina. Também é corrosiva e por esse motivo é usada no tratamento de verrugas e calosidades.

Atenção:
Se não for um bom conhecedor ou não tiver a orientação de um especialista, nunca utilize plantas silvestres na alimentação ou para usos medicinais.