EDITORIAL


Quando eu me poupe a falar,
Aperta-me a garganta e obriga-me a gritar!
José Régio


Aqui o "Acordo Ortográfico" vale ZERO!
Reparos ou sugestões são bem aceites mas devem ser apresentadas pessoalmente ao autor.

20180409

Centenário da Batalha de La Lys


GIF via GIPHY

Hoje dia 9 de Abril completam-se 100 anos da Batalha de La Lys em que esteve envolvido o Regimento de Infantaria nº 14, fazendo parte do Corpo Expedicionário Português enviado para a Guerra de 1914/18 para lutar ao lado de uma coligação de países em que destacavam a Inglaterra e a França que se opunha à Alemanha e ao Império Austro-Húngaro. Os portugueses sofreram nesse funesta ocasião grandes baixas frente ao exército alemão, numa região da Flandres francesa, junto ao ribeiro La Lys,  perderam a vida cerca de 400 militares portugueses e 7.000 foram feitos prisioneiros.
A estátua foi erigida em 1928, por iniciativa da Câmara Municipal de Viseu, para  homenagear os combatentes do concelho que participaram na Grande Guerra de 1914/18, da autoria de Anjos Teixeira (Artur Gaspar dos Anjos Teixeira 1880-1935), o bronze obtido pelo método da “Cera perdida”, na Fundição Abreu, Lisboa. O monumento é mais conhecido como "Soldado Desconhecido" e está localizado no Largo Mouzinho de Albuquerque.

"VISEU - Monumento dos Mortos da Grande Guerra", Bilhete Postal Ilustrado, Edição da  Tabacaria - COSTA- Papelaria (Viseu), Foto Beleza Porto, Não Circulado, Datável do início de década de 1940 (?)