EDITORIAL


Quando eu me poupe a falar,
Aperta-me a garganta e obriga-me a gritar!
José Régio


Aqui o "Acordo Ortográfico" vale ZERO!
Reparos ou sugestões são bem aceites mas devem ser apresentadas pessoalmente ao autor.

20170611

Novidades do Funicular de Viseu

GIF via GIPHY

Foram muitos os acidentes ocorridos na via férrea do Funicular de Viseu, o mais recente de que tivemos conhecimento, ocorreu na Calçada de Viriato (próximo da Rua de Serpa Pinto), quando uma jovem que usava uma máquina fotográfica, inadvertidamente enfiou um pé na abertura central da linha e foi necessário chamar a emergência médica e depois os bombeiros, para libertar a senhora que ficou entalada. A maioria dos acidentes aconteceram, no trajecto entre a pastelaria e estação inferior do ascensor que desde 25 de Setembro de 2009 passou a ligar, o Campo de Viriato e a Rua Silva Gaio, junto à Igreja da Misericórdia. Em consequência de repetição das ocorrências, foi apresentada um pedido de fiscalização ao Instituto de Mobilidade e dos Transportes, que teve como consequência algumas pequenas alterações na vedação e a promessa da câmara municipal de melhorar as condições de segurança dos peões. Certamente foi por este motivo, que há poucos dias foi testado um sistema de automático de cancelas, para encerrar a linha. Uma vez que se aproxima o início da Feira anual de Viseu, é provável que esta, ou outra medida adicional venha a ser implementada.


GIF via GIPHY

Uma das passadeiras para peões localizada na Rua da Ponte de Pau. Na via do férrea do funicular, existem mais duas passadeiras, no espaço utilizado para a realização da Feira anual de Viseu, nas quais têm ocorrido vários acidentes, alguns com necessidade de tratamento hospitalar. Apesar da sinalização os acidentes continuam a acontecer, sobretudo durante a feira porque diariamente muitos milhares de visitantes atravessam a linha. Pé pequeno e falta de cuidado, podem ter consequências nefastas e obrigar à intervenção da equipa desencarceramento dos bombeiros.


GIF via GIPHY

Há cerca de duas semanas um automobilista que estacionou no Campo de Viriato, desceu sem querer, e segundo me contaram de marcha a atrás, os degraus da escadaria e foi embater nos vidros da vedação de segurança da estação inferior do Funicular de Viseu. O prejuízo causado deverá ser suportado pela companhia de seguros e o automobilista, deverá passar a ser mais cuidadoso.