EDITORIAL


Quando eu me poupe a falar,
Aperta-me a garganta e obriga-me a gritar!
José Régio


Aqui o "Acordo Ortográfico" vale ZERO!
Reparos ou sugestões são bem aceites mas devem ser apresentadas pessoalmente ao autor.

20170315

"Cava de Viriato - Uma rua no alto"


GIF via GIPHY
"Cava de Viriato - Uma rua no alto" - Bilhete Postal Ilustrado, Edição da Comissão de Iniciativa e Turismo (Viseu), Não circulado mas datável do final década de 1920, início década de 1930? Ver foto obtida do Poente .

"Vizeu tem direito a ser uma terra de turismo, e estou convencido de que o será, desde que se torne conhecida. Já é regularmente servida de comboios, tem um Hotel que nada deixa a desejar, e oferece á curiosidade do forasteiro, para o entreter durante horas, lindos aspectos da natureza, e raros objectos d'Arte.
Vamos de corrida a Fontello, onde ha uma opulenta mata de castanheiros, e um trecho de jardim, que para ser encantador não precisa senão de alguns cuidados inteligentes, entregue a quem tenha pelas flores o culto que elas merecem. E ainda de corrida vamos de romagem á Cava do Viriato, um legendario barbaças que fez proezas na Beira, ha muitos seculos, ainda o Cristo não era nascido, e bivacou aqui, dizem as cronicas, sempre vencedor contra os romanos, que o fizeram matar á traição, peitando homens da sua entourage. Hoje a Cava, de forma polygonal, é propriedade de varias gentes, uma especie de grande horta com moradias, cheia de milho, feijão, couves... e tradições. Subsistem tres lados apenas do octogono primitivo, um deles convertido em larga Avenida, cheia de sombra, [sic] que as árvores d'um lado e outro, muito altas e muito frondosas, tocam se [sic] formando abobada." (1)

Brito Camacho (1862-1934), in Jornadas (1927)

Manuel de Brito Camacho (Aljustrel, 12 de Fevereiro de 1862 - Lisboa, 19 de Setembro de 1934), médico militar foi destacado em 1884, parte da penalização por ser republicano, para a 2.ª Divisão Militar, em Viseu. Enquanto esteve na nossa cidade fundou e dirigiu o jornal - "O Intransigente". Viria a ser deputado, figura importante no derrube da Monarquia e Ministro do Fomento (1910-1911)