EDITORIAL


Quando eu me poupe a falar,
Aperta-me a garganta e obriga-me a gritar!
José Régio


Aqui o "Acordo Ortográfico" vale ZERO!
Reparos ou sugestões são bem aceites mas devem ser apresentadas pessoalmente ao autor.

20150713

A Casa de São Miguel



A Casa de São Miguel terá começado a ser construída no ano de 1633, por David Alvares que depois a vendeu aos frades do Convento de Santo António do Massorim que nela se instalaram até 1635, sendo depois vendida a João da Mesquita Cardoso de Melo e Sousa, um abastado viseense que casou na nobre casa da Trofa, passando a sua descendência a usar os apelidos de Sousa Lemos e Menezes.
A casa é um palacete de planta regular e austera, no piso superior da fachada principal abrem-se janelas a espaços regulares. Ao centro possui uma escadaria dotada de alpendre pela qual se acede ao andar superior. Foi no ano de 1803 que António Cardoso da Mesquita de Lemos e Meneses de Noronha mandou trocar as armas do portal da entrada dos Cardoso e Mesquita por Cardoso e Lemos.
Após a implantação da República o bispo de Viseu, D. António Alves Ferreira dos Santos, foi expulso do Paço do Fontelo e instalou-se em São Miguel, depois ter regressado a Viseu após uma curta ausência forçada.
O local que possui uma agradável mata serviu de cenário a algumas cenas do filme de Manoel de Oliveira "Amor de Perdição". Trata-se de uma propriedade classificada como "Imóvel de Interesse Público" - Dec. 95/78 de 12 de Setembro de 1978, localizada na estrada dacircunvalação e perto do Fontelo.

Fonte: "Monumentalidade Visiense" de Júlio Cruz e Jorge Braga da Costa [LER