Grafitti legal (Marca Viseu/técnica stencil ) na Rua do Adro, coração do Centro Histórico de Viseu. Nota: Publicada pela primeira vez em 7 de Agosto de 2014 e repetida por ter sido denunciada, talvez por ter sido classificada de pornografia?
EDITORIAL
Aperta-me a garganta e obriga-me a gritar!
José Régio
Aqui o "Acordo Ortográfico" vale ZERO!
Reparos ou sugestões são bem aceites mas devem ser apresentadas pessoalmente ao autor.
20150131
As Melhores de 2014
Etiquetas:
Arte urbana,
Centro Histórico,
Grafitti,
Stencils
Local:
Viseu, Portugal
A Brigada Anti-Grafitti
Depois saída do Dr. Fernando Ruas da presidência da câmara municipal a cidade foi literalmente invadida por grafitti e tags - até o município os usou para fins de propaganda, pasme-se no Centro Histórico de Viseu.
Mas agora parece haver vontade de agir porque as autoridades andarão mais vigilantes e também já percorre a cidade, pelo menos uma brigada anti-grafitti. Além de ter visto alguns frutos do seu trabalho, encontrei dois operários a fazer desaparecer tags num armário eléctrico. Deveriam estar a usar diluentes, palha-de-aço e utilizam sempre tinta branca em situações por vezes ridículas. A revolta contra a câmara já anda pelas paredes, como a segunda imagem demonstrava mas resolvi transformar a inscrição ofensiva numa mensagem de sentido contrário, para evitar aborrecimentos... deixo-vos o desafio de tentar adivinhar quais as letras em falta?
A minha opinião é favorável aos grafittis desde que não causem prejuízos, naturalmente como muitas vezes acontece quando são utilizadas paredes de casas arruinadas e edifícios devolutos ou abandonados.
A minha opinião é favorável aos grafittis desde que não causem prejuízos, naturalmente como muitas vezes acontece quando são utilizadas paredes de casas arruinadas e edifícios devolutos ou abandonados.
20150130
Floreira na Avenida E. Navarro
Floreira encontrada na Avenida Emídio Navarro:
" ISTO CHAMA-SE FLOREIRA E NÃO CAIXOTE DO LIXO
OBRIGADO/A"
Etiquetas:
Av. Emídio Navarro,
Letreiros,
Tabuletas
Local:
Viseu, Portugal
Parabéns à Câmara Municipal!!
Canais drenagem de águas pluviais deteriorados e sem grelhas foram entupidos com areia
Remendo da calçada com duas pedras
Remendo da calçada de cubos de granito com bloco de betão "reciclado"
Substituição de lajeta de granito por areia
O pessoal distraiu-se ou estava com pressa?
Finalmente posso dar os parabéns à Câmara Municipal de Viseu ou à EXPOVIS (?) porque as armadilhas existentes no Campo de Viriato e sobre as quais há vários meses tenho vindo a escrever foram desactivadas [ver]. Quanto às reparações é visível que não passam, na maior parte dos casos, de "remendos mal botados" mas evitam males maiores. Há poucos dias quando acompanhado de um amigo atravessava o campo da feira e íamos conversado, ele enfiou o pé num buraco e caiu, só não ficou ferido porque tendo sido practicante de artes marciais soube cair.
Na praça da Porta de São Mateus os remendos, "foi necessário chamar a Polícia [ver]", foram do mesmo tipo e não irão durar muito se os automóveis não forem banidos de vez do lageado.
Voltei a Encontrar no Campo de Viriato
Estou certo que os visitantes habituais já conhecem esta situação mas para quem ainda não souber, repito que as imagens mostram o estrado de uma das barracas da feira anual de Viseu. Portanto já lá vão mais de quatro (4) meses e o estrado continua a deteriorar-se no Campo de Viriato...
Quem sabe se a recolha não obrigará a pagar horas extras aos trabalhadores camarários e por esse motivo (?)...
Condes da Lapa
Escudo de fantasia em cartela de concheados sob coronel de nobreza
Partido: I - Soveral; II - Vasconcelos
Partido: I - Soveral; II - Vasconcelos
"AO DEUS ÓPTIMO MÁXIMO
José de Almeida Soveral Carvalho Vasconcelos mandou fazer este monumento a JOSÉ VASCONCELOS TORQUATO, Cavaleiro da Ordem Militar de São João, Comendador de Sernancelhe, Balio e Comandante Delegado da Armada Lusitana, Peritíssimo na Arte Naval, Vencedor dos Turcos e dos Mouros aos quais muitas vezes destroçou com forças desiguais, ao Homem (fiel) ao Valor Antigo, ao antepassado caríssimo e incomparável que viveu até aos setenta anos."
A capela do Santíssimo Sacramento no Santuário da Lapa em Quintela da Lapa, Sernancelhe, foi instituída em 1586 por Pedro de Soveral que nela foi sepultado com a seguinte inscrição:
"Jazigo e capela dos sucessores de Pedro de Soveral, Fidalgo da Casa d´El Rei, Senhor do Morgado de Sernancelhe, ano de 1586, instituído por Fernão Pires de Soveral, Alcaide Môr de Celorico, por mercê de El Rei D Pedro, no ano de 1366, que fez reformar o seu oitavo neto, Teotónio de Soveral e Vasconcelos, ano de 1732".
Leituras epigráficas - Santuário da Nª Sra. da Lapa [ligação]
Leituras epigráficas - Santuário da Nª Sra. da Lapa [ligação]
Etiquetas:
Brasões,
Nª Sra. Lapa,
Quintela Lapa
Local:
Lapa, 3640-170, Portugal
Casa em Quintela da Lapa
Etiquetas:
Nª Sra. Lapa,
Quintela Lapa,
Sernancelhe
Local:
Lapa, 3640-170, Portugal
Fontes e Bicas # 72
A "Fonte dos Clérigos" em Quintela da Lapa (Sernancelhe) foi construída em 1734 pelos Jesuítas e é conhecida como uma das três nascentes do Rio Vouga [saber+]
Etiquetas:
Fonte,
Lapa,
Nª Sra. Lapa,
Quintela Lapa
Local:
Lapa, 3640-170, Portugal
" Tide: The Paradox Effect"
"Tide: The Paradox Effect" vídeo realizado por WeWereMonkeys [ver +] para o segundo álbum - "Blackheart", da norte-americana Dawn Richard [p. oficial]
20150129
Aldrabas, Batentes e Portas
Etiquetas:
Portas,
Puxadores,
Rebordinho,
São João Lourosa
Local:
Viseu, Portugal
20150128
"Somebody Call The Doctor"
"Somebody Call The Doctor", vídeo realizado por Kat Robichaud [saber+] para o álbum de estreia - "Kat Robichaud and The Darling Misfits" [p. oficial]
20150127
Candeeiro do Mestre Malho
Estava assim há poucas horas e assim deverá continuar [ver] o candeeiro da Rua do Adro, um trabalho do Meste Malho - "O Poeta do ferro", no dizer de Mestre Aquilino Ribeiro...
20150126
As Melhores de 2014
Pneu de tractor no "Lago da Cava de Viriato"
Pormenor da iluminação inútil existente na "Cava de Viriato"
Aqui ficam de novo duas das melhores imagem "desaparecidas" e a parte final do respectivo texto publicado no passado dia 16 de Agosto:
Realmente é uma vergonha que apenas na véspera duma visita guiada que irá percorrer o perímetro duma antiga fortaleza muito provavelmente uma construção muçulmana datável do séc X, construída em terra batida e considerada "Monumento Nacional", tenham ido varrer as ruas, limpar a valetas e retirar parte do "lixo". Quando a água que ainda existe no antigo fosso secar, o "lixo" agora submerso irá ficar à vista, será que nessa ocasião voltam para limpar o que restou? e as árvores caídas sobre a água e os silvados e o matagal vizinho quando serão erradicados? Claro que esta é uma boa notícia mas as grandes questões - limpeza e iluminação adequada, infelizmente continuam por resolver. É como diz o povo: "Só se lembrem de varrer, quando passa a procissão!"
Majid Jordan - "Forever"
"Forever", vídeo realizado por Common Good para o EP - "A Place Like This" da dupla canadiana Majid Jordan (Majid Al Maskati e Jordan Ullman) [Facebook] e [Canal YouTube]
20150125
A Vedação do Funicular
Pois é desta vez foram rápidos mas talvez por causa da pressa (?), esqueceram-se do fio de prumo e também ficou a faltar um parafuso, embora tenha sobrado uma anilha...
20150124
A Vedação do Funicular
A vedação do funicular que "foi vandalizada" [ver] foi rapidamente reparada (o conserto já estava ontem ao final da tarde efectuado) por esse motivo há que reconhecer o esforço da câmara municipal. Apertar uns parafusos e dar umas marteladas para desempenar as bases foi fácil mas uma vez ficou a faltar um dos cinco pilaretes, é legítimo pensar que não existe nenhum de reserva e o que falta não foi furtado mas levado para a oficina para reparação. O pilarete virtual destina-se a demonstrar como a vedação seria mais visível se pintada com cores indicativas de perigo e fluorescentes, para diminuir o número de acidentes que o presidente da câmara, Dr. Almeida Henriques classificou de "actos de vandalismo".
P.S. - O meu agradecimento à página do Facebook - "Aqui Mora Gente - Centro Histórico de Viseu" [ligação] que tanto tem irritado a câmara municipal, pela divulgação do meu trabalho.
Voltei a Encontrar no Campo de Viriato
Estrado de barraca da Feira Anual de Viseu que há mais de quatro meses ficou esquecido no Campo de Viriato...
20150123
"Grupo apreensivo por não receber"
Autocolante claque "Ultras Académico de Viseu"
Andam complicadas as coisas lá para o Fontelo porque a equipa profissional de futebol do novo académico - "Académico de Viseu Futebol Clube", depois de ter conseguido com o regresso do treinador, Ricardo Chéu deixar os últimos lugares da tabela classificativa da segunda liga e manter-se com alguma estabilidade nos lugares do meio, está a passar por dificuldades financeiras, os jogadores estão descontentes, situação que já será habitual, e o presidente esteve incontactável o que não será tão habitual [ler].
Etiquetas:
Académico de Viseu FC,
Autocolantes,
Futebol
Local:
Viseu, Portugal
O Tareco
O Tareco tem sido um gato pouco afortunado, em tempos foi bem estimado mas depois ter perdido o olho direito, foi desprezado pelos donos que arranjaram outro gato para ocupar o seu lugar. O olho vazado deve ter sido consequência de uma luta com outro gato que pretendia acasalar com a mesma gata. Mas isso é natural que tenha sucedido. Mas os "azares" do Tareco não se ficaram por aí... volta meia volta, aparece arranhado e ensanguentado porque, apesar de debilitado e com dentes partidos, continua a querer competir pelas fêmeas mas muito mais grave são os maus tratos e tentativas, até agora goradas, de lhe tirar a vida. Ainda há pouco apareceu com um grande golpe no lombo, provocado por alguma enxada ou foice. A tudo este sem abrigo tem conseguido resistir graças à ajuda dos vizinhos que o alimentam e tratam das suas feridas.
P.S. - O meu amigo Tareco foi atropelado por uma motorizada e ficou tão ferido que teve de ser abatido. Por esse motivo volto a repetir o texto ("O Maltratado Tareco") e a fotografia publicada no dia 5 de Maio de 2014 que mãos ainda desconhecidas "rapinaram" do blogue.
Mensagem nº 8.888
Batente, corrente, aloquete e fechadura no centro histórico de Viseu. Se tivesse assim protegido as minha fotos, não estariam "desaparecidas"...
As Melhores de 2014
Letreiro muito bem afixado numa das bilheteiras da Feira Anual de Viseu, realizada em 2014 e erroneamente designada como "Feira de São Mateus". Bem me lembro das enormes filas que se formaram para adquirir os ingressos porque a grande inovação - o novo sistema de bilhética, além de ter tornado a venda mais vagarosa ainda obrigou à utilização de mais pessoal para assegurar que os visitantes, nos dias ou horas de entrada livre, passavam pelos torniquetes para possibilitar a contagem. O sistema permitiu confirmar à saciedade que o número mágico - "1 milhão de visitantes ou ainda mais", não era mais que uma mistificação porque o número oficial de visitantes foi apenas de 800.000 [ler].
Fotografia publicada em 7 de Setembro de 2014 para ilustrar um pequeno texto com o titulo - "Para Revitalizar a Feira" que repito, com a simbologia de "imagem proibida", para avivar memórias.
Este ano pela primeira vez as entradas na Feira de "São Mateus" estão a ser controladas por um sistema de torniquetes e nos dias de entrada livre, nos acessos sem bilheteiras e torniquetes, a contagem é feita discretamente com contadores manuais operados pelo pessoal da empresa de vigilância de serviço no recinto. O número de visitantes andará muito próximo do meio milhão, apenas metade do fantástico número que há anos vinha a ser alardeado pela organização. Mas esses números não são motivo de preocupação para o presidente da câmara, Dr. Almeida Henriques que continua a acreditar que esse mirífico número possa vir a ser alcançado. O autarca está satisfeito porque as receitas irão atingir e até superar o milhão de euros, orçamentado para despesas. Se tivessem instalado terminais de multibanco nas bilheteiras a despesa aumentaria um pouco, porém apesar dos custos, talvez na próxima feira anual já seja possível usar esse meio de pagamento tão cómodo que existe por toda a parte.
Fonte: Sandra Ferreira no "JN", edição de 30 de Agosto de 2014 [ligação].
Fonte: Sandra Ferreira no "JN", edição de 30 de Agosto de 2014 [ligação].
20150122
20150121
"Vandalismo" na Linha do Funicular
Alguém certamente já terá avisado o presidente da câmara, Dr. Almeida Henriques que na vedação do "Funicular de Viseu" foi perpretado um novo acto de vandalismo [ler]. Suponho que o infausto acontecimento deverá ter sido registado pelo sistema de videovigilância, de maneira a identificar os responsáveis e fazê-los pagar os prejuízos causados, em cinco dos pilaretes da vedação.
Chamem a Polícia!!
Etiquetas:
Av. Emídio Navarro,
Campo de Viriato,
Porta São Mateus
Local:
Viseu, Portugal
Viseu a Melhor Cidade...
Apesar de se notar maior actividade por parte da Polícia de Segurança Pública no combate ao estacionamento ilegal, ainda há que continue impunemente a estacionar em locais proibidos, neste caso por sinalização vertical e horizontal. O condutor da viatura da esquerda antes de estacionar na Avenida Emídio Navarro, facto que ocorre com muita frequência com clientes do banco, teve de ultrapassar um traço contínuo e incorrer numa contra-ordenação muito grave, o da direita ao estacionar obriga os outros automobilistas a incorrer na mesma infracção. Neste local a via tem três faixas de rodagem - uma em direcção ao Campo de Viriato e duas em sentido contrário.
Subscrever:
Mensagens (Atom)