EDITORIAL


Quando eu me poupe a falar,
Aperta-me a garganta e obriga-me a gritar!
José Régio


Aqui o "Acordo Ortográfico" vale ZERO!
Reparos ou sugestões são bem aceites mas devem ser apresentadas pessoalmente ao autor.

20131202

Hortas Comunitárias e Sociais



Em 26 de Setembro a câmara municipal apresentou as futuras hortas comunitárias e pedagógicas. Localizadas na Quinta da Cruz, nos arredores de Viseu em São Salvador mas com acesso pela EN 337 (Viseu/Vouzela), com entrada junto ao campo de futebol em Santarinho. O prazo para a inscrição dos interessados terminou em 25 de Outubro e as condições de cedência dos talhões davam prioridade às famílias de menores recursos.
Nos últimos dois meses as obras andaram muito devagar e entretanto estão paradas. O calcetamento dos acessos nem sequer foi iniciado. Do conjunto fazem parte três pequenos edifícios que suponho terão como função a guarda das ferramentas, utensílios agrícolas, roupas de trabalho e ainda um espaço dedicado a acções pedagógicas e de formação.
As hortas serão constituídas, segundo o Regulamento [ver], por talhões de áreas variáveis para permitir uma produção adequada à dimensão de cada família. Um senão que poderá não ser pequeno, é o facto do local ficar longe da cidade. Quem não dispuser de viatura própria para as deslocações a Santarinho vai sentir algumas dificuldades e ter de recorrer aos transportes públicos, neste caso não irá ser fácil viajar com sacos de batatas, cebolas ou couves. Os 40 m2 referidos nesta reportagem [ver vídeo] não estão de acordo com o regulamento e são insuficientes para plantar um cento de couves….
Também o museu continua de portas fechadas facto que leva a conjecturar que se apressaram a realizar a cerimónia para que fosse o Dr. Fernando Ruas e presidir.