EDITORIAL


Quando eu me poupe a falar,
Aperta-me a garganta e obriga-me a gritar!
José Régio


Aqui o "Acordo Ortográfico" vale ZERO!
Reparos ou sugestões são bem aceites mas devem ser apresentadas pessoalmente ao autor.

20111007

A "Casa da Via Sacra" - Dr. José Coelho


A “Casa da Via Sacra” que pertenceu ao Dr. José Coelho foi conhecida por “Casa das Freiras”, por nela terem habitado as religiosas que trabalhavam no antigo “Asilo da Viscondessa de São Caetano”. A edificação apenas com um piso é bastante banal e remonta aos inícios do século XX, de assinalar apenas um “invulgar" torreão ameado que faz parte de um anexo em ruínas, existente nas traseiras do edifício.
O Dr. José Coelho nasceu em 5 de Maio de 1887, em Travassós de Cima, na freguesia de Rio de Loba. Filho de António Coelho e Esperança de Jesus frequentou o Liceu de Viseu e concluiu a licenciatura em Ciências Históricas e Geográficas, na Universidade de Lisboa.
Foi professor e reitor do Liceu que durante o seu reitorado se transferiu do “Paço dos Três Escalões” (actual Museu Grão Vasco) para o “Colégio do Sacré-Coeur” (actual Escola Superior de Educação).
Além da sua actividade no ensino fez diversos trabalhos de investigação arqueológica, de salientar o estudo do monumento megalítico conhecido por “Anta Mamaltar do Vale das Fachas” [ligação], na freguesia de Rio de Loba. Grande entusiasta e estudioso acabou por reunir um grande espólio de artefactos arqueológicos que os seus filhos decidiram doar para que fosse exposto num futuro museu da cidade.
Faleceu em 7 de Abril de 1977, na sua casa na Via Sacra, no centenário do seu nascimento a edilidade resolveu atribuir o seu nome à rua fronteira e foi colocado um busto de bronze, da autoria de Armindo Ribeiro [ligação], no jardim.
Saber + [ligação]
Fonte principal: "Monumentalidade Visiense", Júlio Cruz e Jorge Braga da Costa [ligação]