EDITORIAL


Quando eu me poupe a falar,
Aperta-me a garganta e obriga-me a gritar!
José Régio


Aqui o "Acordo Ortográfico" vale ZERO!
Reparos ou sugestões são bem aceites mas devem ser apresentadas pessoalmente ao autor.

20100901

Edição Especial - O Funicular Outra Vez...


Apesar de haver quem afirme que sou obcecado pelo "funicular", espero não estar aborrecer os meus estimados visitantes.
Esta tarde reparei que os dois sistemas elevatórios que fecham a linha, para evitar trambolhões de consequências graves, não estavam a funcionar. Pelos vestígios de óleo existentes na calçada, perto da pastelaria, é fácil constatar que mais uma vez o tubo deixou escapar o fluido que acciona o sistema hidráulico, avaria que de novo obrigou à paragem dos equipamentos “suplementares de segurança”.
Uma vez que este é um problema que já se repetiu várias vezes, hoje vou aproveitar para tratar de um outro caso de insegurança existente no local.
Há cerca de um ano foram tomadas, à pressa, várias medidas para aumentar a segurança na circulação do funicular. Uma delas obrigou à diminuição da largura do passeio que junto ao cruzamento da Rua da Ponte de Pau, com a Rua Serpa Pinto nem sequer existe, como as imagens documentam, e com as consequências negativas que se poderão confirmar no local.
Inacreditavelmente e mais uma vez os automóveis levaram vantagem em relação aos peões cujo número aumentou com a realização da Feira de São Mateus e todos os dias são obrigados a esperar ou esquivar-se para evitar os veículos. Certamente que será necessário alargar a rua e executar demolições mas já estarão previstas?