EDITORIAL


Quando eu me poupe a falar,
Aperta-me a garganta e obriga-me a gritar!
José Régio


Aqui o "Acordo Ortográfico" vale ZERO!
Reparos ou sugestões são bem aceites mas devem ser apresentadas pessoalmente ao autor.

20100707

Mais Animação nos Mercados Tradicionais


Muito falou e escreveu sobre o possível regresso do “Mercado 2 de Maio” à sua função original, a venda de frutas, hortaliças e outros produtos frescos. Um desejo motivado pelo fracasso da intervenção de Siza Vieira e da cada vez mais diminuta importância do Mercado Municipal, localizado na Rua 21 de Agosto. A ideia lançada pelo presidente da associação comercial agradou imenso aos desesperados comerciantes e terá, inicialmente, tido alguma receptividade por parte da câmara municipal mas Fernando Ruas já veio dizer que não deseja “perder a assinatura” do mais famoso e premiado arquitecto português.
Os comerciantes ainda não perceberam que a maneira de viver mudou e muito. Na época actual são cada vez menos aqueles que podem mandar a empregada à praça, as senhoras trabalham e quase não sobra tempo para os marido e filhos, muito menos para fazer compras. Os supermercados e as grandes superficíes oferecem estacionamento fácil, gratuito, horários alargados durante toda a semana, grande variedade de produtos e por isso continuam imbatíveis. Apenas quem desejar mais qualidade e tiver a sorte de ter tempo, poderá continuar a comprar os bens alimentares directamente aos produtores nos mercados tradicionais. É para esse o nicho de mercado, cada vez mais importante até por motivos ambientais, que os pequenos produtores e comerciantes devem virar a sua atenção e não bater à porta da câmara para regressar ao centro da cidade.
Uma forma de animar os mercados tradicionais é o projecto “Super Mercados” que tem percorrido várias localidades de Norte a Sul do país. No mercado da vizinha Guarda o convidado foi Leonel Nunes, autor da música do genérico do programa e “o homem do garrafão” [ligação].