EDITORIAL


Quando eu me poupe a falar,
Aperta-me a garganta e obriga-me a gritar!
José Régio


Aqui o "Acordo Ortográfico" vale ZERO!
Reparos ou sugestões são bem aceites mas devem ser apresentadas pessoalmente ao autor.

20100630

Limpeza do Rio Pavia


A câmara municipal preocupada com o aspecto desagradável que o Rio Pavia apresenta, entre a Ponte da Circunvalação (Feira Semanal) e a represa da Rua da Ponte de Pau, mandou proceder à limpeza das algas verdes que tão mau aspecto dão ao rio. Começaram por colocar sacos com areia na represa da Casa da Ribeira, mais abaixo recorrendo a uma pequena embarcação andaram a remover algas. As ferramentas que vi usar eram pouco eficazes, apenas dois ancinhos dos usados nos jardins.
Naturalmente que apesar do esforço do pessoal vai ser um trabalho demorado e pouco, ou nada eficaz. A grande proliferação de algas acontece por três motivos: O leito do rio foi substituído por uma placa de betão; as elevadas temperaturas verificadas nos últimos dias, superiores aos 30º, que potenciam o crescimento das algas; a notória diminuição do caudal, agora agravada pela colocação dos sacos com areia; o não funcionamento do sistema de circulação da água - o repuxo da Ribeira.
Há muito que foi prometida, durante todo o ano, água limpa no nosso rio mas essa promessa continua infelizmente adiada.
A continuar o tempo quente e seco no próximo mês de Agosto e antecedendo o início da Feira de São Mateus, no dia 14 de Agosto, e como vem sendo habitual, vamos ver retirar toneladas de lama malcheirosa do rio e depois os bombeiros municipais a “lavar” o cimento, com as mangueiras e agulhetas de incêndio.