EDITORIAL


Quando eu me poupe a falar,
Aperta-me a garganta e obriga-me a gritar!
José Régio


Aqui o "Acordo Ortográfico" vale ZERO!
Reparos ou sugestões são bem aceites mas devem ser apresentadas pessoalmente ao autor.

20100520

Funicular de Viseu


Agradável surpresa foi ontem à tarde ver dois trabalhadores dos serviços de limpeza da câmara com a ajuda de um aspirador, equipado com um tubo especialmente criado para o efeito, a retirar lixo da linha do funicular que habitualmente se apresenta imunda. Uma vez que a tarefa não foi concluída será previsível que hoje retomem os trabalhos para acabar de limpar os "buracos" que ladeiam os carris.
Segundo li no recente "Postal da Semana", publicado no dia 13 de Maio, pelo "Jornal da Beira" em que se defendia que os horários deveriam "ser maleáveis", o funicular deveria andar sem parança - "desde que haja gente que justifique", o elevador já terá transportado 68.477 passageiros e "os números poderiam ser ainda maiores".
Fiz as contas, com os números divulgados em Fevereiro pelo "Diário de Viseu" [ligação], e conclui que nos últimos três meses o "Funicular de Viseu" terá transportado cerca de 27.000 passageiros, portanto 9.000 por cada mês. Partindo do princípio que se realizaram 900 viagens em cada mês, 30 em cada dia, obtive a taxa de ocupação média de 10%. Este número é inferior ao encontrado em Fevereiro - 12%, facto que em nada me surpreende. Imaginem se fosse necessário pagar o bilhete…