EDITORIAL


Quando eu me poupe a falar,
Aperta-me a garganta e obriga-me a gritar!
José Régio


Aqui o "Acordo Ortográfico" vale ZERO!
Reparos ou sugestões são bem aceites mas devem ser apresentadas pessoalmente ao autor.

20100529

Drogas na "Cava de Viriato"


Desta vez não me estou a referir aos "inocentes charutos” que dão vontade de rir. Na verdade nem faço ideia de qual foi a substância utilizada porém parece-me que algo correu mal porque sobre uma das lages de granito havia vomitado e sangue num lenço de papel. Se o projecto de "requalificação" da "Cava de Viriato", designado como sendo de "Recuperação e arranjo paisagístico", tivesse previsto a colocação de papeleiras talvez o saco de plástico, as duas garrafas, o papel de estanho, o "produto/mixórdia" que alguém terá (ou tentado) fumar e o lenço sujo não tivessem ficado caídos no chão. Penso que o projectista terá pretendido não “macular” o espírito do lugar…
Depois de terminados os trabalhos que fizeram desaparecer várias rampas e duas escadarias existentes junto do monumento a Viriato o acesso ao passadiço tornou-se mais difícil. Uma vez que os novos acessos não estão sinalizados os forasteiros vão-se embora sem subir ao passadiço, os nossos jovens não se dão ao incómodo de percorrer umas centenas de metros e trepam pela muralha como se poderá verificar no local onde são bem visivéis os carreiros utilizados. Actualmente quem quiser desrespeitar as leis sente-se mais seguro, até porque não tenho lembrança de por ali ver passar um agente da autoridade.
Apesar haver um empregado da limpeza da câmara municipal destacado para percorrer o passadiço e apanhar o lixo por vezes é possível ver sinais de utilização de drogas, lícitas e ilícitas.