EDITORIAL


Quando eu me poupe a falar,
Aperta-me a garganta e obriga-me a gritar!
José Régio


Aqui o "Acordo Ortográfico" vale ZERO!
Reparos ou sugestões são bem aceites mas devem ser apresentadas pessoalmente ao autor.

20091108

Passadeira e Iluminação na Cava de Viriato

Parece-me que nunca é demais mostrar a enorme asneira e o desperdício que foi a construção da "passadeira" de granito e das escadarias na "Cava de Viriato". Além de descaracterizarem os restos de uma velha fortaleza construída em terra batida, provavelmente de origem árabe, as obras de "requalificação" também criaram dificuldades de acesso e os "buracos" entre as lajes causaram vários acidentes antes de terem sido tapados com terra.
A iluminação, pequenos pontos de luz de dez em dez pedras a marcar o percurso e aos vários holofotes enterrados para iluminar as copas das árvores, é meramente decorativa e continua inexplicavelmente desligada, passado que foi mais de um ano sobre a data prevista para o final dos trabalhos. O mesmo acontece nos acessos, incluindo o passadiço metálico construído na nova praça do lado nascente do Túnel de Viriato. Curiosamente esta nova praça, destinada a receber os visitantes mas não sinalizada, também não tem qualquer candeeiro...
Se tivessem sido mais inteligentes poderiam ter construído e equipado o “Centro Interpretativo” para o qual disseram ter sido recusado apoio.