EDITORIAL


Quando eu me poupe a falar,
Aperta-me a garganta e obriga-me a gritar!
José Régio


Aqui o "Acordo Ortográfico" vale ZERO!
Reparos ou sugestões são bem aceites mas devem ser apresentadas pessoalmente ao autor.

20091109

O "Comboio Turístico" de Viseu



Uma das melhores iniciativas tomadas pela Câmara Municipal de Viseu, nos últimos anos, foi o "Comboio Turístico" que entre o dia 1 de Junho e 30 de Setembro percorreu a cidade com um guia turístico que ia dando a conhecer os locais e os monumentos mais significativos da cidade. O "comboio" é um veículo curioso, um o jipe modificado para se assemelhar a uma locomotiva a vapor que reboca três carruagens, com uma lotação de 60 passageiros, está equipado com facilidades para o acesso de deficientes motores.
Apesar de ser um meio de transporte pouco confortável costuma atrair muitos utilizadores e circula muitas vezes cheio, contrastando com os três pequenos autocarros eléctricos que andam muitas vezes vazios. Exceptuando alguns utilizadores que se dirigem ou saiem do hospital é desolador ver "os branquinhos" vazios. Melhor seria não cobrar bilhetes para incentivar a utilização deste meio de transporte não poluente.
Terminado o Verão o "Comboio Turístico" passou a ter outras tarefas, as imagens foram recolhidas numa das suas recentes paragens no Campo de Viriato, enquanto as crianças vindas do infantário ou os utentes de algum lar de idosos foram viver a experiência de viajar no funicular. Por vezes o "Funicular de Viseu" mais parece um dos carrosséis da Feira de São Mateus, mas melhor pois não é necessário pagar...
O Campo de Viriato, o local onde anualmente se realiza a Feira de São Mateus, retornou à sua antiga função de enorme parque de estacionamento gratuito, contrariando as expectativas criadas pelos projectistas que prometeram uma praça atractiva e de múltiplas utilizações. Para incentivar o uso do funicular, já foram retiradas as placas que proibiam o estacionamento, as que indicavam tratar-se de uma zona pedonal e passou a ser autorizado o estacionamento em toda a praça. A seguir virá a reposição da Avenida Emídio Navarro na sua largura original, a anterior às obras, para permitir a passagem e aparcamento de autocarros turísticos e finalmente a rectificação da mini-rotunda do Viriato e das zonas próximas que ficaram estranguladas [ligação].
É lamentável constatar que continuam a atrair mais viaturas para o centro, cometento erros que outros já fizeram, em vez criar e incentivar o uso de transportes públicos e o estacionamento em zonas periféricas da cidade como previa o Plano de Pormenor elaborado para o zona no âmbito do "Programa Polis" e que foi muito desvirtuado.