EDITORIAL


Quando eu me poupe a falar,
Aperta-me a garganta e obriga-me a gritar!
José Régio


Aqui o "Acordo Ortográfico" vale ZERO!
Reparos ou sugestões são bem aceites mas devem ser apresentadas pessoalmente ao autor.

20090831

Última Hora - O "Funicular"!


Ao que parece a inauguração do funicular continuará marcada para o dia 6 de Setembro de 2009, tendo a ViseuPolis, através do representante do seu accionista maioritário (Estado Português) feito o convite ao primeiro-ministro, José Sócrates e ao ministro do ambiente, Nunes Correia para participarem na primeira viagem. Parece-me ser difícil, vamos aguardar!
As imagens de hoje mostram os suportes metálicos que depois de colocadas duas fiadas de cabos de aço irão a vedar a linha do funicular em toda a sua extensão na Rua Ponte Pau, com excepção das passadeiras. O modelo é o mesmo que foi usado junto ao Forum para evitar quedas da rua para as escadas de acesso ao centro comercial. Como facilmente se constata a solução é mais um remendo porque existe uma duplicação de vedações constituídas por pilaretes cilíndricos e barras metálicas espalmadas que me parece ser excessiva e de mau gosto.
Todo o projecto foi mal concebido porque não teve em conta as condições do local e por esse motivo sucedem-se as tentativas de remediar vários erros de projecto. A solução encontrada para tapar os enormes buracos nos locais de duplicação da linha, para permitir o cruzamento das das viaturas, duas plataformas metálicas elevatórias poderá vir a revelar-se problemática se não for assegurada a limpeza do canal para que não venha a ficar inundado e curto-circuitar o sistema eléctrico, motor, sensores e interruptores. Ainda bem que não sou engenheiro…