EDITORIAL


Quando eu me poupe a falar,
Aperta-me a garganta e obriga-me a gritar!
José Régio


Aqui o "Acordo Ortográfico" vale ZERO!
Reparos ou sugestões são bem aceites mas devem ser apresentadas pessoalmente ao autor.

20090823

Obras (por acabar) na Cava de Viriato


No dia 25 de Agosto de 2008 Fernando Ruas foi fazer uma "passeata" à Cava de Viriato [Vídeo - RTP], acompanhado de engenheiros e jornalistas, para ver as obras de "requalificação", integradas no Programa Polis, que ainda hoje continuam imperfeitas e inacabadas.
Desta vez mostro algumas fotos do sistema de rega colocado na antiga "Cava de baixo", do lado da Avenida da Bélgica. O tubo preto que as imagens mostram e que deveria estar enterrado, serpenteia no maltratado "relvado" numa extensão que estimei em cerca de 140m, com início na proximidade da mini-rotunda do Viriato [ Ver vídeo -SIC] .
Tive sorte ao deslocar-me ao local porque estava na hora da rega e foi possível fotografar os esguichos...
No que diz respeito aos "remendos" na passadeira de granito e nas escadarias - tapar com terra os buracos para evitar mais acidentes e depois retirar as sobras de terra, as pedras e reparar os estragos causados pelas máquinas, durante esta semana nada mais foi feito.
Depois de gastos mais de € 2.000.000 a Cava de Viriato, classificada em 1910 como Monumento Nacional, continua votada ao desprezo, a não ter a atenção que merece. Um exemplo de fortificação militar construída em terra batida, muito raro, não devia estar a "meter nojo, até aos cães"!