EDITORIAL


Quando eu me poupe a falar,
Aperta-me a garganta e obriga-me a gritar!
José Régio


Aqui o "Acordo Ortográfico" vale ZERO!
Reparos ou sugestões são bem aceites mas devem ser apresentadas pessoalmente ao autor.
Mostrar mensagens com a etiqueta Rua Vila Lusitana. Mostrar todas as mensagens
Mostrar mensagens com a etiqueta Rua Vila Lusitana. Mostrar todas as mensagens

20130422

Outras Tarefas para as "Esposas de Viseu"


Andam por aí umas "Esposas de Viseu" muito preocupadas com o sexo pago, em dois bairros da nossa cidade, deveriam sim ocupar-se com outros temas bem mais importantes: a crise económica/financeira, a austeridade, o desemprego, a falta de futuro da maioria dos jovens, a falta de dinheiro aos reformados e o tráfico e consumo das drogas ilegais. Fariam melhor em investigar e denunciar os traficantes. Este "cachimbo/caneco" que serviu para fumar base de cocaína, encontrei-o junto ao Parque Radial do Rio Pavia, num lugar que se pode classificar de "porco" [ver].

20130227

"Viseu a Melhor Cidade para Viver"


Viseu designada pela segunda vez como “A Melhor Cidade para Viver”, facto que a ser verdadeiro nos deveria encher de orgulho porque a metodologia usada deixou muito a desejar, também possui duas óptimas “Salas de Chuto”, junto ao Parque Linear do Rio Pavia e da Rua da Vila Lusitana. Aqui ficam três imagens para observação e sobretudo para reflexão.

20111207

Azulejos de Viseu - Sagrada Família



"Sagrada Família", azulejos da Fábrica do Outeiro (Águeda), na Rua da Vila Lusitana

20100618

"As Festas de Santo António em Viseu"



As "Festas de Santo António" foram durante imensos anos as mais luzidas e concorridas de Viseu. As últimas realizaram-se no final da 2ª década do século passado e foram organizadas pela Associação Comercial e Industrial, com a colaboração da Câmara Municipal de Viseu, Junta Geral do Distrito e da Comissão de Turismo. Eram consideradas como as Festas da Cidade porém depois de 1928 não voltaram a realizar-se porque a câmara municipal virou a sua atenção para a realização da Feira de São Mateus que estava decrépita e a precisar de ser modernizada. A feira transformou-se num local de exposições e diversões, do tipo "feira popular", exceptuando os primeiros dias dedicados ao gado. Na época a justificação terá sido a falta de recursos e a necessidade de concentrar esforços na valorização da nossa secular feira. Já passaram muito anos, são muito poucos aqueles que não concordaram com a extinção das festas, recordam do brilhantismo das "Festas de Santo António" e gostariam de as ver renascer. Fazer reviver as festas será tarefa muito difícil mas: Porque motivo as "Marchas dos Santos Populares" que a câmara municipal vem organizando anualmente, este ano estão marcadas para a noite de 19 de Junho (o dia de São Remualdo - se o São Pedro, permitir...) não acontecem na noite do dia 13, e em honra de Santo António?
A especial devoção e a simpatia dos viseenses pelo santo casamenteiro, que foi frade franciscano, é natural numa terra onde os humildes e amigos “capuchinhos” viveram durante mais de quatro séculos sempre amados pelo povo, protegidos e estimados pelos fidalgos.

20100527

Sala de "Fumo" e de "Chuto"



"Encerrados" dois locais habitualmente usados por toxicodependentes, situados no Parque Linear do Rio Pavia (antigo-Matadouro Municipal e parte da casa em ruínas do Cónego Lino), mostro agora apenas um aspecto das novas instalações na margem direita do rio Pavia.