Aspectos do rio Pavia nas proximides da represa dos antigos moinhos da Balsa, actual Centro de Monotorização e Interpretação Ambiental de Viseu (CMIA). A comporta foi aberta e água cobre completamente o pontão de granito, impedindo a passagem num troço em que e Ecopista do Rio Pavia, atravessa o rio.
Cerca de uma centena de metros mais abaixo existem umas poldras muito antigas que ligam a Balsa, na margem esquerda do rio com os terrenos da Tapada e permitem o acesso mais rápido à Aguieira. Apesar da sinalização que proíbe a travessia continua a haver quem a ignore, com as imagens documentam.
As poldras são constituídas por cerca de vinte grandes blocos de granito, alguns já muito desgastadas pela acção da água, que formam um passadiço descontínuo perigoso em dias de chuva e mais ainda quando a água cobre as pedras.
A chuva abundante dos últimos dias ainda não foi suficiente para cobrir as poldras, portanto é bom que continue a chover, durante mais umas semanas porque a água é preciosa, principalmente depois da seca do último ano.