EDITORIAL


Quando eu me poupe a falar,
Aperta-me a garganta e obriga-me a gritar!
José Régio


Aqui o "Acordo Ortográfico" vale ZERO!
Reparos ou sugestões são bem aceites mas devem ser apresentadas pessoalmente ao autor.

20180317

Novidades do Rio Pavia


GIF via GIPHY

Aspectos do rio Pavia nas proximides da represa dos antigos moinhos da Balsa, actual Centro de Monotorização e Interpretação Ambiental de Viseu  (CMIA).  A comporta foi aberta e água cobre completamente o pontão de granito, impedindo a passagem num troço em que e Ecopista do Rio Pavia, atravessa o rio.



GIF via GIPHY

Cerca de uma centena de metros mais abaixo existem umas poldras muito antigas que ligam a Balsa, na margem esquerda do rio com os terrenos da Tapada e permitem o acesso mais rápido à Aguieira. Apesar da sinalização que proíbe a travessia continua a haver quem a ignore, com as imagens documentam.


GIF via GIPHY

As poldras são constituídas por cerca de vinte grandes blocos de granito, alguns já muito desgastadas pela acção da água, que formam um passadiço descontínuo perigoso em dias de chuva e mais ainda quando a água cobre as pedras. 



GIF via GIPHY

A chuva abundante dos últimos dias ainda não foi suficiente para cobrir as poldras, portanto é bom que continue a chover, durante mais umas semanas porque a água é preciosa, principalmente depois da seca do último ano.