GIF via GIPHY
Aspectos dos antigos moinhos da Balsa (lagar de azeite e moagem de cereais) que estavam em ruínas e foram reconstruídos, com verbas do Programa Polis para Viseu e nos quais a Câmara Municipal de Viseu, instalou o Cento de Monotorização e Interpretação Ambiental de Viseu (CMIA), cuja componente de recolha e análise de dados não deverá funcionar. Mesmo o serviço educativo, a julgar pelo interesse que o seu pessoal revela ter com o rio Pavia, deverá ser uma tarefa muito pouco cansativa e portanto bem remunerada.
Aspectos da água represada, do antigo lagar e do pequeno moinho que foi cedido pela câmara municipal a uma associação que nada tem a ver com o rio mas precisava de uma sede.
Aspectos da nova represa e do leito do rio muito desmazelado. Na margem direita do rio existe uma escadaria para peixes que não funciona e está cheia de lixo.
GIF via GIPHY
Algum do lixo que é possível observar as proximidades do CMIA que parece revelar que a estratégia pedagógica, do serviço educativo municipal é mostrar o que não se deveria encontrar num curso de água. Entre os variados objectos indesejáveis é possível observar dois pedaços das bogas de esferovite coloridas que desceram o rio e ainda uma tina de plástico e um extintor de incêndio que decoraram a escada para peixes...