EDITORIAL


Quando eu me poupe a falar,
Aperta-me a garganta e obriga-me a gritar!
José Régio


Aqui o "Acordo Ortográfico" vale ZERO!
Reparos ou sugestões são bem aceites mas devem ser apresentadas pessoalmente ao autor.

20170813

Funicular em "Modo Feirar!!


GIF via GIPHY

O Funicular de Viseu a atravessar o recinto da feira anual, adornado com publicidade de um banco espanhol, dirigida aos emigrantes portugueses, em direcção à Estação Viriato. As viagens continuam a ser gratuitas e passaram a ser mais demoradas porque o ascensor foi programado para circular com velocidade mais reduzida.


GIF via GIPHY

Uma outra inovação são as borrachas que foram colocadas nas passadeiras, localizadas no interior da feira para impedir as quedas e as pernas presas no interior da linha. A diminuição da velocidade de circulação do ascensor também terá como objectivo evitar a rápida degradação das borrachas.


GIF via GIPHY

As passadeiras, localizadas no interior do recinto da feira, foram dotadas de cancelas para impedir o acesso ao interior da via férrea. Esta manhã estavam desactivadas, já as vi funcionar e nem tudo funciona na perfeição, até porque se trata de mais um remendo... A circulação mais lenta das cabines também procura garantir o melhor funcionamento das cancelas.


GIF via GIPHY

Tiro o meu chapéu à organização da feira que conseguiu vender, como espaço adequado à colocação de publicidade, a vedação de segurança do ascensor. Além do nome do banco patrocinador do funicular, as telas lembram a proibição de circular na linha e recomendam cuidado ao atravessar a via. Bonito, bonito não é mas o objectivo pretendido é o de acabar com os acidentes lamentáveis, ocorridos nos últimos anos.