EDITORIAL


Quando eu me poupe a falar,
Aperta-me a garganta e obriga-me a gritar!
José Régio


Aqui o "Acordo Ortográfico" vale ZERO!
Reparos ou sugestões são bem aceites mas devem ser apresentadas pessoalmente ao autor.

20170815

"Feirar em Segurança"


GIF via GIPHY

Porta de Serviço ao Palco, bastidores estacionamento e zona técnica, junto ao Jardim de São Mateus. O portão abre para o lado de dentro e a indicação "SAÍDA DE EMERGÊNCIA", deverá existir para evitar a paragem ou estacionamento indevido de viaturas automóveis.



GIF via GIPHY

Este portão dá acesso à zona fronteira ao palco e destina-se a permitir o abastecimento dos feirantes do ramo da restauração e bebidas. Também neste caso o portão abre para o interior da feira e o aviso , "SAÍDA DE EMERGÊNCIA", apenas existe na tela exterior.


GIF Via GIPHY

A via do funicular recebeu muita atenção para evitar a continuação dos acidentes de edições anteriores da feira. A vedação de segurança da linha férrea foi repintada, sinalizada com umas saias vermelhas, nas passadeiras foram instaladas borrachas e cancelas. A porta de serviço junto à pensão, também abre para o interior da feira e o aviso "SAÍDA DE EMERGÊNCIA", apenas existe no exterior. Portanto apenas sabe que este portão é uma saída de emergência quem estiver do lado de fora. Esta porta em dias de feira paga não permite a entrada de visitantes.


GIF via GIPHY

A Porta de Serviço da Porta do Sol Posto tem uma dupla finalidade, serve de local para recolha do lixo e de apoio à zona dos divertimentos. Tal como as anteriores esta porta abre para o interior, e apenas está sinalizada, como sendo uma "SAÍDA DE EMERGÊNCIA", do lado exterior e não me parecer poder ser considerada uma porta de emergência. Até porque costuma estar fechada a cadeado.

Na documentação disponível, revista da feira, folheto "Venha Feirar em Segurança", ou no recinto da feira anual não existe qualquer informação, ou sinalização da existência de "SAÍDAS DE EMERGÊNCIA", nem sinalética dos percursos para as encontrar. A planta de feira, limita-se a indicar as entradas do evento, o palco, o picadeiro, a rua das enguias, a praça de Viriato, as instalações sanitárias, o Multiusos, onde estão instalados as mostras Viseu Arena, a História da Feira e o Posto de Socorros e, naturalmente a indicação da zona comercial, da zona das diversões, zona da restauração e das farturas, com cores distintas em 2D. Mas a sinalização das Portas de Emergência e dos corredores de evacuação não constam e ainda não as lobriguei, nas várias vezes que fui "Feirar".