EDITORIAL


Quando eu me poupe a falar,
Aperta-me a garganta e obriga-me a gritar!
José Régio


Aqui o "Acordo Ortográfico" vale ZERO!
Reparos ou sugestões são bem aceites mas devem ser apresentadas pessoalmente ao autor.

20170718

Remodelação da Via do Funicular


GIF via GIPHY

São sempre particularmente belas as imagens proporcionadas pela existência da via férrea do Funicular de Viseu, na Rua da Ponte de Pau e na Calçada de Viriato. Viseu pode gabar-se de possuir o único funicular do mundo que opera numa via partilhada, com peões, viaturas automóveis e circula no interior de uma feira popular e comercial. É por este último motivo que a segurança da linha está a ser aumentada, de modo a minorar o número de acidentes, especialmente entaladelas de peões que ficam presos na abertura central da linha, onde funcionam os cabos de aço de tracção do ascensor.


GIF via GIPHY

Pormenores dos trabalhos em execução na passadeira mais próxima da antiga central termoeléctrica, Museu da Electricidade. Operários da Câmara Municipal de Viseu estão a proceder à substituição de paralelos de granito, por cimento nas caixas metálicas que encerram o túnel técnico do ascensor. 


GIF via GIPHY

A vedação da via existente do lado direito de quem desce a Rua da Ponte de Pau está  a ser remodelada, os pilaretes  singelos de aço estão a ser substituídos por outros em forma de cruz mais robustos e idênticos aos que foram instalados em Novembro de 2016. Para aumentar a resistência estão a ser fixados às lajes da calçada, antes de serem chumbados. Os próximos dias iram permitir conhecer qual o sistema escolhido para impedir a circulação ao longo da linha, que naturalmente é proibida, e provavelmente qual a solução escolhida para tapar o "buraco" que tantos acidentes já causou.