EDITORIAL


Quando eu me poupe a falar,
Aperta-me a garganta e obriga-me a gritar!
José Régio


Aqui o "Acordo Ortográfico" vale ZERO!
Reparos ou sugestões são bem aceites mas devem ser apresentadas pessoalmente ao autor.

20170717

Os Pneus da "Cava de Viriato"


GIF via GIPHY

Como prometido e para meu grande desgosto, aqui ficam mais alguns dos pneus existentes no Lago da Cava de Viriato. Há mais que a seu tempo tenciono mostrar aqui... poderá ser que me engane!

"Defesa da Fortaleza"

Vou hoje falar da Cava
A triste que não se lava
E tão esquecida está!...
Com o seu aspecto selvagem
Viu-se muito posta à margem
E tantas mágoas nos dá!

Pouco brio, pouco asseio,
Com tojo de metro e meio
Só lhe faltam javalis!...
Invadida, mutilada,
Francamente, está votada
A um desprezo infeliz!

(...)

Os turistas estrangeiros,
Os de cá, ou forasteiros,
Que vão ali de visita,
Hão-de dizer com franqueza,
Que tão nobre Fortaleza
Em nada nos nobilita!

Para agravar tanto mal,
Ao Viriato, um punhal,
E a um companheiro, uma lança,
Terroristas arrancaram,
E de guerreiros passaram
A brinquedos de criança!...

Em nome dos meus vizinhos,
Tornados inocentinhos,
Sem armas, para defesa,
Eu peço, a quem de direito,
Mais atenção e respeito
Por tão velha Fortaleza!

Adelino Azevedo Pinto (Rijo)