Os trabalho de limpeza do rio Pavia já chegaram à ponte da circunvalação que antecede os Moinhos da Balsa. As imagens permitem ver a ponte e as poldras, local onde o leito do rio foi desassoreado. Em breve será executada a limpeza da escada para peixes que ainda há pouco, apresentava este aspecto lastimoso.
Os trabalhos de limpeza já foram concluídos no troço do rio a jusante da Ponte da Azenha que tinham sido iniciados, um pouco antes da realização da prova atlética Viseu Police Challenge. Em dias de procissão as ruas costumam ser a varridas...
A grande novidade da limpeza em execução é o facto do açude da Azenha ter sido aberto para permitir o esvaziamento do reservatório de agua que sem encontrava cheio de terra e lamas, acumuladas durante muitas dezenas de anos. Em breve o Pavia irá ser reduzido a um pequeno fio de água. Os trabalhos no valor de mais de 43.000 Euros, incluem o desassoreamento do leito do rio. Espera-se que o trabalho seja executado com rigor e deste modo se previnam cheias e evitem os maus-cheiros habituais.
Aspectos do muro da represa executado com grandes pedras de granito, foi Construído no séc.XVII, por iniciativa do Arcediago de Pindelo, Francisco Coelho de Campos, para permitir o funcionamento de um moinho e regar os campos agrícolas vizinhos.
Também neste local o rio foi colonizado por essa verdadeira praga que são os lagostins-vermelhos (Procambarus clarkii)
GIF via GIPHY
A fecundidade das fêmeas está dependentes das condições do habitat e do seu tamanho, cada uma poderá dar origem 300 a 600 óvulos, muitos dos quais irão ser viáveis e colonizar vastas parcelas dos rios, originando grandes prejuízos na biodiversidade, pois são oportunistas, muito agressivos e omnívoros.