O Funicular de Viseu, essa maravilha que a Melhor Cidade Para Viver conseguiu graças aos milhões do Programa Polis, já terá custado cerca de 8 milhões de euros, e com muito poucos benefícios.
Aspectos da geringonça, borrachas para evitar que o peões fiquem presos, no túnel técnico da via férrea do ascensor, e seja necessário chamar os bombeiros, para os libertar e o 112, para os levar às urgências hospitalares.
GIF via GIPHY
Aspectos doutra geringonça, em instalação na via do funicular, desta vez cancelas para evitar que os peões e os visitantes da Feira Anual de Viseu, circulem no interior da via e se possam magoar. Espera-se que esta geringonça funcione melhor que as borrachas, algumas já parcialmente destruídas com as imagens anteriores mostram. Este mecanismo já foi testado, por um breve período de tempo, espera-se que venha a funcionar na perfeição. As cancelas abrem quando embatidas pelas cabines que accionam uma Mola de Dupla Ação/Dobradiça do tipo Porta Porta de Café. A cancela é de material leve e macio, revestido com fita sinalizadora, espera-se que não venham a quebrar-se, rapidamente pois estão fixas numa base de aço. Será que estas duas geringonças vão ter de ser aprovadas pelo IMT - Instituto da Mobilidade e dos Transportes?