Não é o anunciado Monte Viseu mas uma pequena elevação artificial de terra, parcialmente ajardinada localizada na margem esquerda do ribeiro de Santiago. O letreiro é luminoso e permite avistar o renovado e ampliado Parque de Santiago e a silhueta de Viseu.
Outro ponto de atenção do parque vai ser o relógio de sol, alusivo ao Viriato, herói mítico da cidade na qual nunca poderá ter postos os pés mas, assim é celebrado desde o séc. XVI.
O relógio de sol está dotado de um painel para permitir fazer a correspondência entre a hora solar e a hora legal. A tabela tem a assinatura de Pedro Lopes de Almeida e a data de 9/12/2015, será este o astónomo, o escultor, ou autor da totalidade da obra?
Esta manhã encontrei entradas do parque abertas. Vários curiosos e habituais frequentadores do espaço, faziam as suas corridas, passeios ou estavam a utilizar as máquinas de ginástica por esse motivo atrevi-me a entrar. Pessoal da jardinagem andava muito atarefado, sistemas de rega estavam e funcionamento. O parque irá ser inaugurado no próximo dia 18 do corrente, com a habitual iniciativa das Manhãs Desportivas.
Mais imagem do "Parque de Santiago", em breve.
Mais imagem do "Parque de Santiago", em breve.