EDITORIAL


Quando eu me poupe a falar,
Aperta-me a garganta e obriga-me a gritar!
José Régio


Aqui o "Acordo Ortográfico" vale ZERO!
Reparos ou sugestões são bem aceites mas devem ser apresentadas pessoalmente ao autor.

20170614

Novidades da Cava de Viriato


GIF via GIPHY

Aspectos da Estrada de Santiago, no local conhecido por Figueirinha, e da rampa que dá acesso ao que resta de dois taludes da Cava de Viriato. O muro visível à esquerda, está construído sobre um dos taludes da antiga fortaleza, edificada em terra batida muito provavelmente pelos árabes que invadiram a península, no séc. X e durante duas década com tropas sob o comando de Abu Amir, que passaria à História como - Almançor - o Vitorioso.
Há já alguns dias o matagal das bermas da estrada e do troço da muralha até ao aterro ilegal, destinado ao armazenamento e venda de lenha foi destroçado. Mas a tarefa foi interrompida junto ao grande choupo que também é visível. Acontece que depois do choupo, a limpeza é ainda mais necessária porque nessa zona existem as residências de várias famílias que não entendem porque razão o trabalho, não foi terminado. Mas que grande falta de respeito!


GIF via GIPHY

A lenha e os rolos de pinheiro armazenados no aterro ilegalmente executado na Cava de Viriato, nas faces do octógno mais próximas do Ribeiro de Santiago, já foram retirados. Um dos vizinhos informou-me e confirmei que o local já começou a ser utilizado para fazer despejos ilegais, de entulho de obras. Se a Câmara Municipal de Viseu, não obrigar o proprietário do terreno, a retirar rapidamente os pedregulhos e a terra, para repor a situação anterior, mais despejos se irão suceder.