Aspectos da Estrada de Santiago, no local conhecido por Figueirinha, e da rampa que dá acesso ao que resta de dois taludes da Cava de Viriato. O muro visível à esquerda, está construído sobre um dos taludes da antiga fortaleza, edificada em terra batida muito provavelmente pelos árabes que invadiram a península, no séc. X e durante duas década com tropas sob o comando de Abu Amir, que passaria à História como - Almançor - o Vitorioso.
Há já alguns dias o matagal das bermas da estrada e do troço da muralha até ao aterro ilegal, destinado ao armazenamento e venda de lenha foi destroçado. Mas a tarefa foi interrompida junto ao grande choupo que também é visível. Acontece que depois do choupo, a limpeza é ainda mais necessária porque nessa zona existem as residências de várias famílias que não entendem porque razão o trabalho, não foi terminado. Mas que grande falta de respeito!
A lenha e os rolos de pinheiro armazenados no aterro ilegalmente executado na Cava de Viriato, nas faces do octógno mais próximas do Ribeiro de Santiago, já foram retirados. Um dos vizinhos informou-me e confirmei que o local já começou a ser utilizado para fazer despejos ilegais, de entulho de obras. Se a Câmara Municipal de Viseu, não obrigar o proprietário do terreno, a retirar rapidamente os pedregulhos e a terra, para repor a situação anterior, mais despejos se irão suceder.