"Restaurantes e Espelho de Água
Na proximidade da Feira de São Mateus, propõe-se a criação de um espelho de água associado a três restaurantes, o que originará um efeito de alargamento do leito do rio. Esta solução, irá permitir anular parcialmente a percepção do rio como canal, prolongando a perspectiva sobre a encosta da Sé."
Plano de Pormenor da Envolvente Urbana do Rio Pavia, Risco - Projectistas e Consultores de Design, para a Viseupolis,Soc. Desenvolvimento do Programa Polis em Viseu, SA.
O "Espelho de Água" foi finalizado no Verão de 2009, dos 3 restaurantes que em 2010, passaram a apenas 1, ninguém mais ouvi falar e o lago deixou de ter qualquer utilidade, se esquecermos o facto de ter passado a servir para a instalação do palco da feira anual, para depois ficar votado ao desprezo e estar transformado num local pouco aconselhável e à noite perigoso. Uma situação vergonhosa para a cidade que pretende vir a ser a "Melhor cidade para viver" e no "Ano oficial para visitar Viseu" que promete ter ainda, mais festa e mais vinho!