A “Capela de São João (Velho)”, em Vildemoinhos está localizada na antiga “Quinta da Vila de Moinhos”, sobranceira à margem esquerda do rio Pavia. Orientada E-O, com a capela-mor a E, de acordo com o usual nos templos antigos. A planta é constituída por dois rectângulos, dividos pelo arco cruzeiro. As medidas exteriores são 13m de comprimento (5m a capela- mor e 8 corpo da capela), a largura é de 14m (6m na capela e 8m na nave). As paredes em silharia de granito, ordenada em fiadas, têm cerca de 1m de espessura. O portal principal abre-se a N e na fachada S existe uma pequena entrada secundária com arco ogival. Na parede da capela-mor abre-se uma fresta circular, afunilada (0,23m de diâmetro e 0,51 no exterior), a pedra superior do contorno da fresta tem gravado um cágado rastejante.
A capela seiscentista é propriedade particular, está ruir e foi transformada em lagar e adega. No pequeno templo estão sepultados Rodrigo Viçoso da Veiga - “Rº Vicoso da Veiga e sua molher Frª de Albuquerque.1644” e o seu tio paterno Gaspar Viçoso da Veiga, em túmulo lateral com arco que instituiu o morgadio dos bens da quinta, como consta numa lápide:
"GASPAR VIÇOSO DA VEIGA AVINCULOU EM MORGADO OS BENS DESTA QUINTA COM OBRIGAÇÃO DE 12 MISAS ÀS CHAGAS EM 5 SESTAS FEIRAS E A NOSSA SENHORA EM 6 SABADOS E HUMA A S. ANTONIO EM SEU DIA POR SI E POR SEUS PAIS PEDRO VIÇOSO, MARIA HENRIQUES, E AVÓS PATERNOS PEDRO VIÇOSO E MARIA BOTELHA E MATERNOS HENRIQUE DA VEIGA E BEATRIZ HENRIQUES. FEITA EM 1637”
O templo foi outrora dedicado a Santo António, desconhecendo-se a ocasião da mudança do patrono para São João (Baptista).
Fonte: "Memórias de Viseu (Arredores)" - Dr. José Coelho, 1941 (citado na brochura "Cavalhadas de Vildemoinhos - 360ª Edição", Viseu 2012)
Ver fotos em "Solares e Brasões"
Ver fotos em "Solares e Brasões"