EDITORIAL


Quando eu me poupe a falar,
Aperta-me a garganta e obriga-me a gritar!
José Régio


Aqui o "Acordo Ortográfico" vale ZERO!
Reparos ou sugestões são bem aceites mas devem ser apresentadas pessoalmente ao autor.

20160513

O "2º Festival Street Art de Viseu"



A edição de hoje do "Diário de Viseu" divulgou o trabalho que LordMantrastre irá executar numa parede da frontaria do "Centro Municipal de Transportes", localizado na Avenida Dr. António José de Almeida (Av. da Estação), no âmbito do "2º Festival Street Art de Viseu". Segundo o jornal, certamente a "papinha" terá previamente preparada pelo "Núcleo de Imagem e Comunicação" (leia-se Dr. Jorge Sobrado), o artista irá "retratar o quadro 'Dão e Eva', numa evocação da 'cidade-jardim´ e segundo uma linguagem de traço onírico, quase infantil, com humor e verdade. A parede lateral do edifício receberá assim 'Eva' no cume de montes que fazem correr o rio Dão, em cor de vinho". Realmente excelente imagem essa de um rio de vinho tinto! Mas que obsessão em promover de modo inovador, nem que raie o ridículo, o vinho do Dão! Será que nos querem tomar a todos por "parvus" (1)?
Há já algumas décadas quando o extinto Clube Académico de Futebol, conhecido fora de portas como "Académico de Viseu", empatou no Estádio Municipal do Fontelo com o Clube de Futebol Estrela da Amadora, curiosamente também já extinto, ouvi de um adepto academista o seguinte desabafo:
"Vieram cá roubar-nos um ponto e ainda levam os porões dos autocarros cheios de garrafões de vinho". Sim! era verdade eu também vi e não achei estranho porque o nosso vinho (tinto) há muito é bem conceituado e apreciado.
As imagens de hoje mostram a parede de um edifício abandonado da Rua Serpa Pinto e uma plataforma elevatória destinada a preparar o suporte onde artista italiano BASIK, irá desenvolver o tema da "cidade de Grão Vasco" e dois "grafittis" ilegais, um deles ("STR€€T ART") criticando o evento, certamente pelas temáticas impostas pela organização e aqueles artistas que se vendem aceitando encomendas disparatadas. Mas os artistas também precisam de comer e os encomendadores aproveitam...
P.S.: Uma página inteira, a cores naturalmente, do jornal de hoje foi ocupada com publicidade ao evento.
1- "Parvus" palavra do Latim que em português deu origem a "Parvo" - pouco inteligente porque os burros, não são aquilo que muitos pensam.