Esta tarde cerca das 17h00 havia um grande número de pessoas, junto à entrada para o "Museu da Electricidade". No “Campo de Viriato” alguns vizinhos desconheciam qual a razão de tal ajuntamento, claro que eram os mais distraídos porque o cenário estava a ser preparado há vários dias - o jardim e especialmente o edifício da antiga central termoeléctrica foram alvo de atenção muito especial, para receber um evento destinado a apresentar a associação - "VISEU MARCA" que irá substituir a "EXPOVIS". Uma sociedade por quotas de responsabilidade limitada,. deu lugar a uma associação sem fins lucrativos (?) que junta, de novo a câmara municipal e uma associação empresarial. Adivinhava-se que sala do museu não pudesse receber todos os interessados no acontecimento que foi tudo menos uma "conferência de imprensa", como anunciado por um jornal local. Antecipando o que viria a acontecer, dada a pequenez da sala e o mobiliário utilizado que ocupava bastante espaço, a organização do evento havia colocado um monitor de televisão e som no exterior do edifício. Excelente decisão porque se tal não tivesse sido previsto, várias dezenas de pessoas ficariam “À porta como o cão”. O Dr. Almeida Henriques foi o primeiro orador, seguiu-se o Dr. Carlos Marta em representação da Associação Empresarial da Região de Viseu (AIRV) e finalmente o Dr. João Cotta, provavelmente o “presidente” da associação [Ver].
A sala estava decorada com trabalhos de artistas plásticos locais que reinterpretaram a octogonal - “Marca de Viseu” (“A melhor cidade para viver”, “Cidade jardim”, “Cidade de Viriato” e "Cidade Vinhateira"). Do tecto pendiam uns pequenos quadrados de papel que o presidente da câmara, revelou serem “raspadinhas” e convidou os presentes a retirar e raspar, a organização esteve bem ao fazer a distribuição no exterior. As “raspadinha” permitiram ficar a saber o nome de um cantor que irá actuar na “Feira Anual de Viseu”, escolhido através de propostas numa rede social, que as Quintas-feiras vão ser “Noite Made in Viseu”, abrilhantadas exclusivamente com artistas viseenses e finalmente que vão ser organizadas “Visitas Nocturnas/Viseu Misteriosa”…[Ver] A restante programação será revelada oportunamente. Terminada a apresentação teve início um convívio, com comida e naturalmente, com os indispensáveis brindes com “Vinho do Dão” que foi acompanhado pela actuação de um cantor de “standards”, de música para coquetéis. O Dr. Jorge Sobrado, muito elogiado pelo Dr. Almeida Henriques, irá na "VISEU MARCA", ser o responsável pelos área dos eventos.
P.S. : Estranhe-se a não utilização do ocótogno pela nova associação, referência à "Cava de Viriato", que tem vindo a ser utilizado em todas as marcas de Viseu.