EDITORIAL


Quando eu me poupe a falar,
Aperta-me a garganta e obriga-me a gritar!
José Régio


Aqui o "Acordo Ortográfico" vale ZERO!
Reparos ou sugestões são bem aceites mas devem ser apresentadas pessoalmente ao autor.

20151231

O "Portal do Cruzeiro" no Fontelo




O "Portal do Cruzeiro" (ou "Porta da Cruz") no Fontelo foi mandado construir no ano de 1565, pelo bispo de Viseu D. Gonçalo Pinheiro [biografia], para servir de entrada a um abrigo para pobres que pretendeu construir na propriedade episcopal do Fontelo. A obra ficou-se pelo bonito portal moldurado em granito com uma inscrição em latim na torsa que reza o seguinte:
"Gonçalo Pinheiro, bispo do povo, mandou construir estes pórticos com o sinal indicativo da salvação para hospício e benefício dos pobres e para seus usos, no ano de 1565".
Há alguns anos a singela cruz em granito que encimava o portal, levou sumiço e ainda não foi reposta. Será que alguém se apercebeu desta mutilação? A autarquia fez "enfeitar" o local com dois "vasos" com flores que me parecem desfigurar as linhas clássicas do monumento.
Fonte principal: "Monumentalidade Visiense", de Júlio Cruz e Jorge Braga da Costa [Ver] e B. Postal Ilustrado - "Entrada de Fontêlo", edição da Tabacaria Costa - Viseu, década de 1930?