EDITORIAL


Quando eu me poupe a falar,
Aperta-me a garganta e obriga-me a gritar!
José Régio


Aqui o "Acordo Ortográfico" vale ZERO!
Reparos ou sugestões são bem aceites mas devem ser apresentadas pessoalmente ao autor.

20150915

Um Breve Balanço da Feira de 2014




A edição de hoje do "Diário de Viseu" insere um suplemento de 4 páginas dedicado à Feira Anual de Viseu que revela o número de pessoas que este ano, em 38 dias, "feiraram" - 950 mil. Comparativamente ao ano anterior o aumento foi de 100 mil entradas [LER].
O Dr. Fernando Ruas que esteve à frente da câmara durante 24 anos sempre respeitou os presidentes das comissões ou os vários gerentes da empresa organizadora da feira. Desde a apresentação do certame realizada, junto ao "Monumento a Viriato", na noite de 11 de Junho que o presidente da Câmara Municipal de Viseu, Dr. Almeida Henriques começou a "atropelar" a Gerente-executiva da Expovis – Promoção e Eventos, Lda., Dra. Odete Paiva, responsável pela organização da feira, para assumir todo o protagonismo. Além de ter assinado o "Editorial" da "Feira em Revista" (publicação destinada à divulgação do evento e da programação) a Dra. Odete foi uma figura apagada, pela omnipresença do presidente da câmara que na revista apareceu a ser entrevistado por Paulo Ferreira, Director de Conteúdos informativos do Porto Canal. O trabalho ocupava 4 páginas, ilustrado com fotos de qualidade superior à generalidade das fotos da revista. Facto que revela o grande cuidado do Dr. Jorge Sobrado na criação da imagem do presidente do município.
Um número que não é revelado é aquele que diz respeito às entradas pagas e esse é o mais importante porque é uma receita. O valor do orçamento da feira foi de 1.200.000,00 Euros (sendo duzentos mil destinados à "requalificação" do recinto) e a previsão apontava para um balanço equilibrado ou positivo.
Mas a feira anual é muito mais, ou deveria ser do que espectáculos musicais. Em 2014 foi referido que o evento não pretendia "copiar um modelo baseado em espectáculos musicais" mas não foi o que aconteceu, vejam-se os números divulgados que enfatizam os números das entradas nesses dias.
Curiosamente a justificação para a alteração do calendário que deixou de incluir o dia 21 de Setembro - "Dia de São Mateus", diminuição acentuada do número de visitantes, não parece ter-se confirmado porque no dia 24 de Agosto, ainda apenas haviam "feirado" 422 mil pessoas [VER] e no final, em 13 de Setembro, tinham "feirado" 950 mil. Portanto será melhor reconsiderar e fazer jus ao nome - "Feira de São Mateus - que insistem em manter por ser uma marca muito valiosa, facto que certamente possibilitará atingir o Milhão que desta vez - "Ficámos com a ponta dos dedos das mãos a tocar".
É vontade dos feirantes, já expressa à organização, que a próxima edição da Feira Anual de Viseu se inicie no dia 5 de Agosto (Sexta-feira), penso que melhor ainda seria começar no primeiro dia de Agosto, para atrair ainda mais emigrantes. Mas não se esqueçam de pelo menos programar uma atracção da música pimba que este ano foi banida.