EDITORIAL


Quando eu me poupe a falar,
Aperta-me a garganta e obriga-me a gritar!
José Régio


Aqui o "Acordo Ortográfico" vale ZERO!
Reparos ou sugestões são bem aceites mas devem ser apresentadas pessoalmente ao autor.

20150914

O Cristiano das Enguias



Comer enguias de conserva em escabeche na Feira Franca de Viseu é uma tradição que alguns ainda podem preservar, apesar do preço "picante". As enguias fritas eram embaladas em pequenas barricas de madeira, com arcos metálicos pintados de negro, actualmente são utilizadas imitações em lata. As enguias são vendidas espetadas num pau, as finas presas pelas cabeças, as grossas são dobradas e presas pelo meio. A maioria dos apreciadores prefere as finas, certo é que ninguém contesta que devem ser devidamente acompanhadas com batatas cozidas com casca, pão de trigo de segunda e vinho tinto.
Existiam dois fabricantes um na Murtosa, que preparava melhor o petisco e ainda existe, e uma outra fábrica em Aveiro, cujo peixe era menos apreciado. Por vezes para enganar o freguês e dada a escassez do produto, havia quem fizesse a troca das vasilhas. As "enguias de Aveiro" desapareceram e o mesmo sucedeu em Viseu às enguias no Rio Pavia que se extinguiram em consequência das barragens nos rios Dão e Mondego. Lembro-me bem delas e de as ver apanhar com a ajuda de um grande garfo de ferro, depois de cuidadosamente explorados os buracos escuros dos muros do rio. Havia quem as agarrasse com a ajude das folhas de abóbora para não escorregarem!

Este ano o Sr. Cristiano voltou a surpreender porque decorou a sua barraca (ex-Ti´Quitas) com as latas das enguias e pequenos azulejos alusivo às videiras e ao vinho. O seu melhor vendedor não tem salário e continua a atrair a freguesia, como sucedeu no ano passado [VER].