As chuvas dos últimos dias além de terem contribuído para diminuir a seca que em algumas regiões de Portugal, esteve classificada como severa e mesmo extrema, também foi benéfica ao "Funicular de Viseu" porque a água arrastou a sujidade acumulada no túnel técnico. Agora a limpeza está facilitada uma vez que a corrente de água arrastou muito "lixo" para a rede de retenção montada na Rua Serpa Pinto e para o troço da via mais baixo junto à estação inferior "Viriato". A acção benfazeja da água da chuva também aconteceu no exterior da via, com maior relevância para as pontas de cigarro, acumuladas junto aos carris, nas proximidades da pastelaria.
O sistema hidráulico que fecha os dois buracos existentes na via férrea, para permitir a duplicação da via e o cruzamento das cabines, continua avariado. Pela minha observação e uma vez que às 20h00, depois de cumprido o horário do ascensor os buracos são fechados, o problema deverá ser motivado por deficiência do automatismo. O pessoal do controlo talvez com receio que mecanismo deixe de funcionar, não acredito que seja por comodismo, limita-se a abrir os buracos pela manhã e a encerrá-los à noite.
Uma semana depois de terminada a feira anual, o ascensor continua a ostentar publicidade do banco que foi o principal patrocinador do evento. Será um bónus ou o contrato continua válido, quem sabe para a edição do próximo ano? E a anunciada "Viseu Marca", irá substituir a "Expovis – Promoção e Eventos, Lda" na organização da feira ?