EDITORIAL


Quando eu me poupe a falar,
Aperta-me a garganta e obriga-me a gritar!
José Régio


Aqui o "Acordo Ortográfico" vale ZERO!
Reparos ou sugestões são bem aceites mas devem ser apresentadas pessoalmente ao autor.

20150814

Feira Anual de Viseu 2015



Aqui ficam algumas imagens do troço do "Parque Linear do Rio Pavia" (margem direita do rio entre a Avenida Emídio Navarro e a Rua da Ponte de Pau), uma obra do "Programa Polis para Viseu" que em resultado da nova organização e ocupação dos espaços da feira anual, deixou de estar acessível aos que vierem feirar - à feira anual de Viseu. O objectivo pretendido foi reconciliar o "Campo de Viriato" (local de realização da feira) com o rio que este ano está "limpo" mas a água apresenta-se verde. O novo arranjo para o evento ("layout", como alguns gostam muito de dizer) foi criado por um gabinete de arquitectura de Viseu. A colocação do palco sobre o "Espelho de Água", o uso dos espaços envolventes, incluindo o desastroso e ampliado "Jardim de São Mateus", como espaço de aparcamento de viaturas, instalações técnicas e camarins de apoio ao palco são usos incompatíveis com o plano anterior que desperdiçam o pouco que de bom existia. Se a equipa coordenada pelo Arqº Manuel Salgado falhou na "requalificação" do espaço público da feira, grande parte da culpa terá sido da responsabilidade da Câmara Municipal de Viseu e da Sociedade ViseuPolis que não souberam elaborar o caderno de encargos. Agora o actual executivo municipal pretende recuperar o esquema destruído - recolocando o palco (para ficar como anteriormente, com a colina da Sé em fundo) e abrindo um novo arruamento para simular a destruída alameda, conhecida por "Picadeiro". (1)
A "Ponte Pedonal Híbrida Compósita" [VER], inaugurada em Setembro de 2013 pelo Dr. Fernando Ruas, enquanto durar a feira também não irá ter qualquer utilidade, além dar trabalho a mais um vigilante. A tenda da "Cruz Vermelha Portuguesa" instalada no jardim, o reforço do horário e aumento do número de equipas de primeiros socorros que patrulham o recinto, são ambas boas notícias. Os bombeiros também estão presentes com uma viatura ligeira de combate a incêndios, o sinistro ocorrido em 2014 alertou a organização que este ano ampliou o espaço do recinto, criou arruamentos mais largos e fez instalar a rede eléctrica no solo.
O "Funicular de Viseu" foi decorado com publicidade do banco que é o maior "Amigo Feira", por ser o patrocinador principal do evento. Não deverá haver outra feira no mundo a ser atravessada por uma linha de ascensor, espero que ninguém se magoe, como aconteceu em anos anteriores.
As imagens seguintes mostram aspectos de algumas das muitas diversões instaladas no terreiro fronteiro ao "Pavilhão Multiusos", um espaço sempre muito procurado pelos mais novos mas com motivos de atracção para todos.

1Bem sei que a moda das calças rafadas deu lugar às calças rasgadas, umas e outras mais caras que as normais e recordo o tempo em que as calças coçadas, remendadas ou rasgadas eram sinais de pobreza. A propósito da bondade do novo "layout" que ainda não está finalizado, no próximo ano estão previstas mais obras, penso que são "remendo novo em pano velho"...