EDITORIAL


Quando eu me poupe a falar,
Aperta-me a garganta e obriga-me a gritar!
José Régio


Aqui o "Acordo Ortográfico" vale ZERO!
Reparos ou sugestões são bem aceites mas devem ser apresentadas pessoalmente ao autor.

20150830

30 de Agosto - "Dia de Viriato"



A programação da "Feira Anual de Viseu" dedica o dia de hoje à celebração do mítico herói da cidade que até poderá nunca cá ter posto os pés - nem calçado, nem descalço como o representou Mariano Benlliure, no monumento inaugurado em 16 de Setembro de 1940 [LER]. Nos dois muros que antecedem um dos taludes da "Cava do Viriato" existe a seguinte inscrição, que originalmente estava avivada a verde-bronze: “No Ano de 1940 - O Povo desta Terra Comemora os Feitos de Viriato”; “Aqui Mergulham as Raízes desta Raça, Viva e Forte – Imortal na sua Essência”.
São várias as iniciativas a realizar neste dia alusivo a Viriato. De realçar o "Peddy paper" - "À Descoberta de Viriato", a exposição de BD que tem como tema o chefe dos Lusitanos, e não rei como alguns erradamente andam a espalhar por aí, uma palestra e uma visita guiada ao "Monumento a Viriato" [VER].
Estou certo que o  enigma que esconde o motivo porque o "Lago da Cava", continua transformado numa grande lixeira não será colocado aos participantes no desafio ("Peddy paper") que pretende "resgatar" o Viriato...
P.S. - Convém lembrar que a "Cava de Viriato" está classificada como Monumento Nacional, de acordo com o Decreto de 16-06-1910, DG, n.º 136, de 23-06-1910