O Largo do Matadouro depois da "reconversão urbanística" que criou um anfiteatro, uma pérgola, novos acessos e um talude ajardinado.
A tabuleta da inauguração em 29 Junho de 2014 por, "Almeida Henriques, Presidente da Câmara Municipal de Viseu". A cerimónia realizou-se de modo muito discreto com a presença da família orfeonísta mais chegada ao presidente da direcção do orfeão.
A vegetação continua a não ser capaz de reter a terra do talude que vai enlamear as laterais do espaço fronteiro à sede do Orfeão de Viseu e entupir o sistema de drenagem das águas pluviais.
As obras tiveram início no final do mês de Outubro de 2013 e apesar da inauguração ter ocorrido em 2014, no dia 24 de Junho - dia de São Pedro, a iluminação só agora foi ligada. Os quatro novos candeeiros e a restante iluminação, anfiteatro e edifício sede do orfeão estive ligado durante o dia, talvez para testar o sistema.
Aspecto do novo anfiteatro, com capacidade para 150 pessoas, já utilizado durante a Feira Anual de Viseu de 2014 e está dotado com pontos de luz no exterior e no interior.
Quem sabe se não será este espaço o escolhido pelo Orfeão de Viseu para realizar a iniciativa que em concurso e no âmbito do ambicioso projecto da câmara municipal, "VISEU TERCEIRO - Concurso de Apoio Direto à Cultura e Criatividade 2015", foi seleccionado e irá ser apoiado com 5.860,00 Euros, para organizar os "Encontros com o Fado" - "Projeto que se destina a intérpretes amadores de fado, nas suas várias vertentes, de todas as fachas (Sic) etárias, podendo participar individualmente ou em grupo, nas categorias "Família" ou "Coletividades/Associações"?
Conheça todos os 16 projectos seleccionados por um júri composto por Odete Paiva (vereadora da Cultura), Dalila Rodrigues, Aires do Couto, Agostinho Ribeiro e Norberto Santos [ver].