"Tia Miséria", vídeo para o primeiro EP dos Marafona [Facebook]
EDITORIAL
Aperta-me a garganta e obriga-me a gritar!
José Régio
Aqui o "Acordo Ortográfico" vale ZERO!
Reparos ou sugestões são bem aceites mas devem ser apresentadas pessoalmente ao autor.
20141129
Viseu ao Cair da Noite
Etiquetas:
Feira São Mateus,
Parque Linear Rio Pavia,
Pav. Multiusos,
Rio Pavia
Local:
Viseu, Portugal
Volta Fernando Ruas!
Volta Fernando Ruas! Estás Perdoado...
É o que me apetece escrever depois de verificar, com muita surpresa, que afinal o estacionamento ou paragem de viaturas automóveis no terreiro do "Pavilhão Multiusos" continua a ser proibido por se tratar de uma zona pedonal. Erradamente estava convencido que tinham decido em sentido contrário e retirado a sinalização mas se a Polícia Municipal fecha os olhos ao que se passa nas suas barbas é porque recebeu ordens de cima para o fazer. Hoje o parque estava pouco concorrido por ser Sábado mas durante a semana muitos automobilistas usam o espaço para estacionar mesmo passando sobre alguns charcos de água. A "Feira de São Mateus" de 2013 deu prejuízo porque segundo a Expovis, teve de fazer obras no terreiro que agora está continuamente a ser deteriorado.
Encontrei Ecopista do Rio Pavia
Se não apanham as folhas da "Ecopista do Parque Linear do rio Pavia" ainda alguém escorrega e vai para o chão...
FC Porto "B" - Ac. Viseu FC, 3-2
Autocolante de claque do Académico de Viseu Futebol Clube associação desportiva que entre 1974 e 2005, foi denominada Grupo Desportivo de Farminhão. Estou em crer que os elementos da "Torcida Beirã" até poderão ter comido os espinafres e obtido resultados idênticos ao do Popeye mas a sua equipa foi esta tarde derrotado por 3-2, pelo FC Porto "B", no Estádio Dr. Jorge Sampaio (Vila Nova de Gaia), apesar da boa resposta na segunda parte do jogo e de ter recuperado de 3-0, os espinafres foram insuficientes.
Etiquetas:
Académico de Viseu FC,
Autocolantes,
Futebol
Local:
Viseu, Portugal
Encontrei no Campo de Viriato
Encontrei, isto é voltei a encontrar no Campo de Viriato o "famoso" pavimento de barraca da feira anual e uma das várias ratoeiras armadas no campo da feira, agora ainda mais perigosas por estarem camufladas com a folhagem. Atenção, todo o cuidado é pouco!
Vai Uma Adivinha!
Há já algumas semanas que pessoal das obras e electricistas ao serviço do município enterarram o tubo de canalização eléctrica da segunda imagem que foi utilizado durante a feira anual de Viseu mas agora existe uma grande dúvida..
Quantas semanas ou mesmo meses irão passar antes dos calceteiros da câmara municipal concluírem o trabalho localizado junto à "Porta de São Mateus"?
20141128
Funicular "EM MANUTENÇÃO"
Esta manhã o "Funicular de Viseu" continuava em manutenção. Será por falta da tal "ferramenta especial" que se partiu?
Viseu a Melhor Cidade para Estacionar
"Viseu a Melhor Cidade para Estacionar", este caso no meio da via é exemplar do merecimento do título e pode ser visto na Rua Silva Gaio, junto à estação superior do funicular no coração do centro histórico.
O Carrossel dos 64.000 Euros
O novo carrossel veneziano que custou 64.000 euros e costuma estar sempre às moscas porque não ocupou o lugar do anterior no Rossio mas foi instalado no antigo Mercado 2 de Maio, agora que está coberto com plástico e com os festejos do Natal a decorrer ao lado, facilmente deverá bater todos os recordes de utilização. Tem sido penoso ver o funcionário sem ter que fazer e a ocupar-se com a leitura do jornal e a ouvir música. Quanto terá rendido o velho carrossel mesmo que tenha sido vendido como sucata?
Voltei a Encontrar no Campo de Viriato
Voltei a encontrar o pavimento de uma barraca da feira anual de Viseu, abandonado no Campo de Viriato, desde os primeiros dias de Setembro, e tenciono voltar a encontrar e a publicar mais fotos, até porque as imagens são sempre diferentes e ainda tenho uma réstia de esperança que o estrado seja retirado ainda durante este ano de 2014, porque: "Água mole em pedra dura"!..
O Presépio do Rossio
A tradicional instalação no Rossio de um presépio com figuras de barro, cabana de madeira e no qual o musgo já tinha sido substituído por relva natural, deverá ficar suspensa até ao Natal de 2017, altura em que o Dr. Fernando Ruas já estará de novo na presidência da câmara. Entretanto aqui fica o presépio à moda dos iconoclastas Dr. Almeida Henriques e o seu Adjunto, Dr. Jorge Sobrado. Estou certo que o efeito à noite será bem melhor.
Encontrei na Campo de Viriato # 1
Encontrei e já lá meti uma das rodas do meu carro... a isto chama-se desmazelo! Mais uma situação vergonhosa na "Melhor cidade para viver".
Encontrei no Campo de Viriato # 2
Imaginação na faltou aos electricistas que montaram os cabos para o fornecimento de energia eléctrica à edição da feira anual de Viseu deste ano. Depois da "árvore poste de electricidade" [ver] mostro outra árvore usada para a mesma finalidade mas nesta foi usada uma corda para suspender os cabos. Não foi longe daqui que ardeu a cobertura de uma das barracas das farturas, lançando o pânico entre os clientes e feirantes. Na próxima edição da feira o espaço entre as barracas deverá ser aumentado e irão ser criados corredores e saídas de emergência. Não sei bem como será possivel implementar essas medidas se a organização da feira, só tem deixado de vender bilhetes depois do horário das bilheteiras ter encerrado e entretanto há quem aproveite para entrar sem pagar.
Com o novo sistema de bilhética, usado pela primeira vez este ano, é possível saber com exactidão o número de visitantes que está presente no recinto e fazer o impensável - parar a venda de bilhetes por motivo de segurança, atitude que originaria uma revolta popular e o assalto aos torniquetes porque o povo o que quer é circo, já que o pão vai faltando.
Miguel Torga "Outono"
Outono
Tarde pintada
Por não sei que pintor.
Nunca vi tanta cor
Tão colorida!
Se é de morte ou de vida,
Não é comigo.
Eu, simplesmente, digo
Que há fantasia
Neste dia,
Que o mundo me parece
Vestido por ciganas adivinhas,
E que gosto de o ver, e me apetece
Ter folhas, como as vinhas.
Miguel Torga, Diário X (1966)
20141127
Funicular em Manutenção e Não Só...
Se o "Funicular de Viseu" não estivesse em manutenção e se tivesse passageiros faria às 20h a última viagem do dia. Mas entre as 51 propostas aceites no âmbito do "Orçamento Participativo", para votação final existe uma que prevê o alargamento do horário do ascensor e também do autocarro "azul" (viatura eléctrica) até às 2h30 aos fins-de-semana e até à 1h nos dias de semana. Se a proposta for aceite duvido que 5.000 euros por ano sejam suficientes para pagar ao pessoal afecto serviço, a não ser que paguem ordenados de miséria por trabalho nocturno e provavelmente de risco porque irão encontrar gente com "mau vinho"... não será melhor escalar um guarda da PSP para o funicular e outro para o autocarro?
Acabou a "MANUTENÇAO"!!
Agora sim! o trabalho bem feito deve encher de orgulho quem o faz!
Um dos dois avisos anteriores, este esteve afixado durante semanas na estação superior do funicular - "Sé"
A paragem para manutenção do funicular continua e hoje reparei que um pedreiro estava a consertar o lajeado do acesso à estação da "Sé"
Certo acabou a "MANUTENÇAO" mas a manutenção continua. É com satisfação que declaro que merecem um grande aplauso porque finalmente retiraram os avisos muito mal improvisados, afixados nas duas estações do "Funicular de Viseu" que foram substituídos por placas em acrílico escritas de maneira educada e correcta, em português e inglês que poderão voltar a ser utilizadas futuramente. Mas a data da reabertura do serviço continua a ser uma incógnita. Será que não é anunciada por receio de voltar a errar? a abertura foi anunciada para o passado dia 12 de Novembro.
Encontrei no Campo de Viriato
Este ano o "desarmar" da feira anual parece-me estar a ser mais demorado do que vinha a ser habitual, talvez a justificação esteja no anunciado encerramento da empresa municipal (Expovis – Promoção e Eventos, Lda.) responsável pela organização do certame. Certo é que o recinto ficou e ainda continua cheio de ratoeiras e de situações que revelam um grande desmazelo. Hoje venho lembrar a necessidade de retirar os postes que serviram para abastecer de energia as barracas e a iluminação decorativa. O evento encerrou no dia 14 de Setembro e uma vez que o "Campo de Viriato" depois das obras de requalificação, em grande parte financiadas pelo Programa Polis, não deu o lugar à prometida "Praça de Viriato - que iria ser pedonal e multiusos" mas a um grande parque de estacionamento desordenado e os postes estão constantemente a originar embates de que resultam amolgadelas em pára-choques, riscos na pintura e faróis e farolins partidos e uma vez que as estacas só voltarão a ser necessárias em Agosto do próximo ano, seria bom que fizessem a sua recolha. Desafio a Gerente executiva da Expovis, Dra. Odete Paiva, engenheiros, encarregados ou fiscais da câmara a encontrarem um único poste que ainda não tenha sido atingido e lembro-lhes que antes de se iniciar a feira muitos postes foram levados para as oficinas do município para reparar. A continuidade desta situação apenas beneficia as oficinas de pintura e vendedores de peças para automóveis...
O Largo do Matadouro às Escuras...
Os quatro candeeiros de iluminação pública e decorativos instalados no "Largo do Matadouro" são apenas adereços de cena, apesar da obra ter sido inaugurada no passado dia 29 de Junho, pelo presidente da câmara Dr. Almeida Henriques.
20141126
"FECHADO P/ MANUTENÇAO"
Se o "Funicular de Viseu" não continuasse em manutenção estaria agora a realizar a última viagem do dia. Como utilizador ocasional não me sinto muito prejudicado mas os poucos utilizadores diários já desesperam com tanta demora. É de lamentar que o portal e o "Facebook" do município não informem qual a data prevista para a reabertura do ascensor. Será necessário recorrer à empresa espanhola (ISM - Ingenieria y Servicios de Montaña, Zaragoza) que foi responsável pela instalação do funicular para resolver o que parece ser um impasse?
Etiquetas:
Campo de Viriato,
Funicular,
Rua Ponte de Pau
Local:
Viseu, Portugal
A Lenda do Penedo do Perseguido
Estou certo que serão muito poucos aqueles que não sendo naturais ou vivendo em Orgens, saberão que a cruz de pedra colocada no enorme penedo de granito existente à entrada da aldeia, serviu em tempos muito antigos para afastar o diabo como nos conta a "Lenda do Penedo do Perseguido" [saber +].
As Hortas Urbanas de Viseu
Um outro elefante branco que o Dr. Fernando Ruas deixou de herança ao seu sucessor Dr. Almeida Henriques foram as denominadas "Hortas Comunitárias e Pedagógicas" que em 26 de Setembro de 2013 o ex-presidente tanto elogiou e até afirmou, apesar de estar de saída que a câmara era candidata à aquisição de mais terrenos nas proximidades da Quinta da Cruz (...)"de modo a ampliar este tipo de solução que nós achamos que é fundamental" [saber +]. Mas muito pouco foi feito desde esse dia e a grande diferença entre as imagens que recolhi em 2 de Dezembro de 2013 [ver] e hoje são as ervas que cresceram e invadiram os terrenos junto à margem direita do rio Pavia. Este projecto que parece nunca mais ter fim não estará nas boas graças do actual executivo que está muito mais preocupado em promover de maneira quase obsessiva o vinho do Dão.
Mundo Segundo - "Bate Palmas"
“Bate Palmas” vídeo produzido e realizado por Deck 97 e Marko Lokko Monkeys para o disco "Segundo o Ancião" de Mundo Segundo, MC dos Dealema e um dos nomes mais conhecidos do hip-hop português que teve a do rapper portuense Deau [Facebook].
20141125
Encontrei no Campo de Viriato # 1
Encontrei, não! voltei a encontrar... e por este andar ainda vou ver muito mais vezes - o "chão da barraca" da feira anual que este ano encerrou no dia 14 de Setembro. A novidade é que desta vez mostro as pedras a segurar o poste da electricidade próximo e as saídas do saneamento de outra barraca.
"FECHADO P/ MANUTENÇAO"
As carruagens do "Funicular de Viseu" voltaram a ser recolhidas nas estações. Será que a "ferramenta especial" que se partiu é a usada para retirar as saias das viaturas e permitir executar a manutenção das rodas e rolamentos dos carretos do cabo de aço de tracção? Certo é que o ascensor continua sem funcionar e portanto não pode cumprir o desígnio para o qual foram investidos cerca de 5,2 milhões de euros - "encher de vida o centro histórico".
Etiquetas:
Campo de Viriato,
Funicular,
Rua Ponte de Pau
Local:
Viseu, Portugal
Encontrei no Campo de Viriato # 2
Encontrei outro rolo de fio de cobre pendurado numa árvore, desta vez no Campo de Viriato mas este é menos valioso para a ladroagem e está muito mais acessível [ver]
"FECHADO P/ MANUTENÇAO"
A carruagem nº 1 do funicular à espera da "ferramenta especial"?
A adaptação de um equipamento de montanha ao meio citadino deu maus resultados. Reparem no nome da empresa que desenhou e fabricou as carruagens, executou a instalação final e os testes de afinação do ascensor - "Ingenieria y Servicios de Montaña, de Zaragoza - España", ora Zaragoza fica muito próximo dos Pirinéus...
A carruagem nº 1 estacionada junto à estação inferior "Viriato"
A "ferramenta especial" que se partiu servirá para lubrificar as parte móveis das carruagens
Terá chegado finalmente a ocasião para lavar e limpar as saias das carruagens e para reparar esta grande amolgadela sofrida pela carruagem nº 1 no passado mês de Agosto?
Com o funicular parado é um sossego, no entanto é necessária muita cautela porque [ver]
Subscrever:
Mensagens (Atom)