Esta caixa de visita da rede de saneamento do recinto da feira anual de Viseu tem sido uma constante dor de cabeça para os "Serviços Municipalizados de Água e Saneamento de Viseu", agora "Águas de Viseu". Encerrada a feira, voltou a ser necessária a intervenção do pessoal técnico mas o problema é crónico e complicado de resolver porque as manilhas deverão passar debaixo do fosso técnico do "Funicular de Viseu" e a resolução definitiva do problema deverá obrigar à substituição da tubagem. Até esse trabalho ser executado, muitas vezes terão ainda de voltar com o compressor e a bomba, limpa fossas, para desobstruir a passagem dos esgotos. A lages de granito não são de imediato recolocadas porque o pessoal não pode perder tempo e amanhã ou depois teriam de levantá-las outra vez [ver].
O "stand" onde esteve instalado o espaço "Viseu lounge", às 12 horas continuava sem qualquer sinal de que iria ser desmontado em breve. A carruagem ascendente do "Funicular de Viseu", transportava 3 passageiros mais o guarda-freios e na descendente apenas vislumbrei a guarda-freios.
Pormenor do lixo que entope parcialmente uma grelha do sistema de drenagem de águas pluviais, localizada na "Calçada de Viriato"
O vereador dos Transportes e Comunicação é João Paulo Gouveia que certamente desconhecerá esta vergonhosa situação que se esconde nas entranhas do "Funicular de Viseu", mas não duvido que saiba os "rios de dinheiro" que custa o funcionamento e a manutenção do ascensor que tem uma reduzida taxa de utilização. Com a chegada do Inverno o número de utentes baixa imenso e nos dias de chuva ainda mais. Já que não existe coragem para desmantelar o equipamento, pelo menos prestem mais atenção às suas condições de funcionamento: reparação e limpeza exterior das carruagens, reparação de danos na pintura ou "batidas" nas carruagens, limpeza dos carris, do fosso técnico e atempada reparação da vedação de protecção da linha. Penso que não será "pedir" demasiado...