EDITORIAL


Quando eu me poupe a falar,
Aperta-me a garganta e obriga-me a gritar!
José Régio


Aqui o "Acordo Ortográfico" vale ZERO!
Reparos ou sugestões são bem aceites mas devem ser apresentadas pessoalmente ao autor.

20140929

Questões de Gosto e (Des)gosto!


Chegou-me aos ouvidos que um dos meus estimados "fregueses" andava a ficar farto de fotografias de lixo e até de gatos. Considero os gatos animais extraordinários e verdadeiramente sem dono porque apesar de domesticados continuam livres. Nunca fotografei gatos de "apartamento", dependentes, castrados e com "chipes". Os meus gatos são aqueles que andam na rua, sabem caçar ratos e gostam de correr atrás dos pássaros e das lagartixas.
Voltando ao lixo, sim as imagens são desagradáveis e deveriam incomodar os responsáveis pela limpeza da "Melhor cidade para viver". Quase sempre são os cidadãos os culpados porque continua a haver gente "muito porca" mas o município tem no seu quadro de pessoal: cantoneiros de limpeza, encarregados, fiscais, engenheiros e um vereador eleito, a exercer funções a tempo inteiro que é o responsável pelos serviços de limpeza. Apesar de Viseu ser uma cidade limpa, existem pontos negros que para não nos envergonharem deveriam ser eliminados, mas parecem andar todos a dormir. Suponho que o vereador com o pelouro da higiene e limpeza seja o vice-presidente do município, Joaquim Seixas, uma vez que no "Portal do Município" [ver] consta como tendo competências delegadas na área do "Ambiente e Saneamento Básico"? Portanto será a este senhor que é  o responsável máximo pelos serviços limpeza que os "meus fregueses" descontentes se devem dirigir. Uma vez que no portal não consta o seu endereço electrónico, sugiro que utilizem e "inundem" o canal da área de apoio ao munícipe com "Exposições" [ligação] ou protestem na página do Facebook [ligação], poderá ser que resulte e não haja mais motivos para me sentir obrigado a publicar, com tanta frequência e muitas vezes repetitivamente fotos de "lixo". Acreditem que tenho ou posso arranjar muitas mais.,, tanto de gatos, como de lixo!


 Ora aqui fica um gato daqueles que eu prefiro! apesar de "ter dono", penso que a sua casa será na "Vila Ferreira - Rua dos Heróis Lusitanos", mas nunca usou coleira (*) e é um grande frequentador da "Cava de Viriato" [ver], [ver] e [ver], onde passeia, apanha sol, caça e uma vez que é um gato, não se preocupa com o lixo e os pneus no "Lago da Cava", local onde gosta de estar de atalaia para ver se apanha algum melro desprevenido.
* Já vi gatos com coleira e guizo... enfim o último vexame a que se pode sujeitar um gato.