EDITORIAL


Quando eu me poupe a falar,
Aperta-me a garganta e obriga-me a gritar!
José Régio


Aqui o "Acordo Ortográfico" vale ZERO!
Reparos ou sugestões são bem aceites mas devem ser apresentadas pessoalmente ao autor.

20140828

O Novo "Pontão" da Balsa

As poldras que fazem a ligação da Balsa à Tapada vistas da ponte da estrada da circunvalação

O Rio Pavia e as algas verdes que diligentemente no "Parque Lienar do Rio Pavia" que termina um pouco mais acima, nos moinhos da Balsa, têm andado a "limpar" mas no dia seguinte voltam a aparecer, não por magia mas por força da Natureza. A água que se vê a correr para o rio é proveniente da Aguieira, onde as caves de vários edifícios estão equipados com bombas. No Inverno a corrente é engrossada por águas pluviais e por um pequeno regato que vem de Abraveses, e há muitos anos foi entubado. Em ocasiões de muita chuva que coincidiam com cheias no rio, esta água chegava a impedir o acesso à Aguieira, pelo caminho estreito existente nas traseiras da garagem dos autocarros e das instalações da empresa de telecomunicações existentes na Avenida Capitão Homem Ribeiro. Nesses dias os moradores da Aguieira costumavam ir pela estação dos caminhos-de-ferro e atravessavam a linha, para ir ou vir a Viseu.

As poldras foram transformadas em pontão, recorrendo à colocação de paletes de madeira, para permitir a passagem das bicicletas da prova de BTT, realizada nos passados dias 26 e 27 de Julho [ver] e ainda não foram retiradas.


Os habituais utilizadores das poldras, agora transformadas em pontão, sentem-se mais seguros apesar da precaridade da construção, e continuam a ignorar como sempre fizeram a sinalização de proibição de atravessar as poldras, colocada no início do ano de 2011, pela câmara municipal em ambas as margens do rio.