EDITORIAL


Quando eu me poupe a falar,
Aperta-me a garganta e obriga-me a gritar!
José Régio


Aqui o "Acordo Ortográfico" vale ZERO!
Reparos ou sugestões são bem aceites mas devem ser apresentadas pessoalmente ao autor.

20140831

"Luzes, Câmara, Asneira!"


A Câmara Municpal de Viseu, através do seu Gabinte de Imagem e Comunicação, decidiu organizar no âmbito  da Feira de "São Mateus", um concurso de fotografia:
(..)“Luzes, Câmara, Viriato!” pretende consolidar a relação de Viriato com os Viseenses e com todos os amantes da fotografia, através do fomento da criatividade pessoal no exercício da fotografia e do enriquecimento do conhecimento de Viseu, através do seu património histórico e simbólico."(...)  Continue a ler na página oficial da EXPOVIS [ligação]
Ora acontece que a frase inspiradora do título do concurso foi lembrança de alguém pouco conhecedor da história da Fotografia e do Cinema, aliás essa personagem talvez nem saiba que o cinema começou por ser apenas fotografia em movimento?
A "adaptação" da frase - "Luzes, Câmara, Acção!" é reveladora desse desconhecimento e falta de criatividade porque a frase foi e ainda é utilizada pelos realizadores, ou directores de cinema ou vídeo antecedendo um "take" e não por fotógrafos! o vídeo também tem a sua graça porque as máquinas instantâneas, embora pouco usadas estão de volta e algumas são digitais [ver]. Conheça o regulamento que apenas hoje, dia dedicado ao Viriato na Feira de "São Mateus", foi disponibilizado [ligação]. Talvez me inscreva, quem sabe?