Para os incrédulos que continuam a ter dúvidas sobre a grande utilidade do Funicular de Viseu, onde no Verão é possível ouvir falar várias línguas, saúda-se a existência na Estação da Sé de um sofisticado relógio que permite saber, para além da hora local, as horas em Londres (?), Nova Iorque e Hong-Kong . Mas ainda há mais razões de regozijo:
“(…) o nosso funicular, pobrete mas alegrete, vestido de vermelho e amarelo vivo, as cores da cidade, lá vai subindo e descendo todos os dias a colina da Sé Catedral. E lá dentro do funicular o ambiente é sempre de festa, pois desde os motoristas aos utilizadores toda a gente se conhece e toda a gente convive..” [ler +].
Portanto e uma vez que quem, tão bem, descreve o funicular é um grande viajante e um dos viseenses que mais utiliza o elevador, devemos acreditar que a maioria das viagens que continuam a ser gratuitas, serão realizadas em ambiente festivo e familiar. Também não duvido que os “babilónicos” turistas ao verem parte da vedação destruída, certamente irão pensar que o “acidente” aconteceu há pouco e jamais na noite do passado dia 22 de Junho.