EDITORIAL


Quando eu me poupe a falar,
Aperta-me a garganta e obriga-me a gritar!
José Régio


Aqui o "Acordo Ortográfico" vale ZERO!
Reparos ou sugestões são bem aceites mas devem ser apresentadas pessoalmente ao autor.

20120523

O Circo Está de Novo em Viseu


O circo está de volta a Viseu mas desta vez a “tenda” irá ser montada nos terrenos da antiga Estação dos Caminhos-de-Ferro (espaço que foi ocupado pela gare de mercadorias e linhas de manobras), local que vem sendo usado como parque de estacionamento de automóveis e assim deverá continuar porque a construção do Centro de Artes e Espectáculos de Viseu (CAEV) [ver], com um orçamento estimado de 12 milhões de euros, continua em “águas de bacalhau” por dificuldades de financiamento [ler]. Do outro lado da avenida e igualmente em terrenos da antiga estação já é possível ver o material de montagem do circo. Este espaço já foi loteado e a edilidade pretende aliená-lo, para poder financiar-se e completar verbas a obter de fundos comunitários.
Já foram executadas algumas melhorias no espaço mas outras estão previstas, reparem nos grande buracos, agora cheios de água da chuva que existem junto da entrada e da saída. Espera-se que depois de realizadas as prometidas obras o estacionamento continue a ser gratuito.
Os circos nos últimos 50 anos  utilizaram sucessivamente os terrenos do actual Hotel Grão Vasco, do Campo de Viriato e da Feira semanal. A mudança  para os antigos terrenos da CP permite estadias mais demoradas, uma vez que não será necessário levantar a tenda na Segunda-feira para permitir a realização do mercado, no dia seguinte. O “Maior Espectáculo do Mundo”, desta vez a cargo do “Circo Victor Hugo Cardinali” [p. oficial], vai animar a cidade de 25 de Maio a 3 de Junho.