Bilhete postal com foto de Octávio Bobone, edição da Comissão de Iniciativa e Turismo, Largo Major Teles e a Praça da República vista do "Soar de Cima" (varanda da casa do Capitão Almeida Moreira, antes das obras de 1960), marca postal de 13/09/55
EDITORIAL
Aperta-me a garganta e obriga-me a gritar!
José Régio
Aqui o "Acordo Ortográfico" vale ZERO!
Reparos ou sugestões são bem aceites mas devem ser apresentadas pessoalmente ao autor.
20110531
“A Oitava Cor" - Fábia Rebordão
“A Oitava Cor" é o primeiro vídeo do disco de estreia de Fábia Rebordão
20110529
Obras e "Skate Park" no Fontelo
As obras na zona norte das piscinas municipais no Fontelo continuam. Por enquanto apenas são visíveis muitos metros de paredes e muros de betão para sustentação dos terrenos, embora me pareça ter visto alguns degraus que poderão pertencer a uma futura bancada.
Curiosamente uma placa à entrada da obra informa que está a ser efectuada a "Remodelação dos espaços exteriores da zona norte das piscinas municipais", na verdade o projecto prevê muito mais - um pavilhão para desporto adaptado, um skate park e ainda espaços ajardinados. O custo total da obra são 470.211,00 euros, a sair do orçamento dos Serviços Municipalizados de Água e Saneamento de Viseu.
Curiosamente uma placa à entrada da obra informa que está a ser efectuada a "Remodelação dos espaços exteriores da zona norte das piscinas municipais", na verdade o projecto prevê muito mais - um pavilhão para desporto adaptado, um skate park e ainda espaços ajardinados. O custo total da obra são 470.211,00 euros, a sair do orçamento dos Serviços Municipalizados de Água e Saneamento de Viseu.
"Amor Num Mundo Normal" - Miguel Gizzas
"Amor Num Mundo Normal" video do disco de estreia de Miguel Gizzas - "Tempo Ganho"
20110528
20110527
Recordando os Comboios em Viseu
Está finalmente resolvido o "mistério" que envolvia a colocação de um cubo de ferro no separador central da Avenida da Europa, frente à fonte cibernética. Como as imagens confirmam a hipótese correcta era a 4 [ligação] - a câmara municipal mandou restaurar o depósito e mudou-o de local. Este equipamento é um dos objectos que lembram a existência em Viseu de duas linhas de caminho-de-ferro de via reduzida, Vale do Dão inaugurada em Novembro de 1890 [ligação] e Vale do Vouga, último troço inaugurado em 1914, [ligação], que foram desactivadas. A autarquia prometeu aproveitar vários equipamento ligados aos comboios para recordar que em Viseu já houve uma estação ferroviária, dando uma nova vida a vários objectos ligado à actividade que seriam reutilizados para decorar espaços nas próximidades da avenida. A estação foi demolida e no seu lugar foi construída a rotunda da fonte cibernética [ligação]. A antiga linha do Vale do Dão, que ligava Viseu a Santa Comba Dão e à Linha da Beira Alta, foi transformada numa Ecopista entre Viseu e Figueiró (cerca 8kms) que foi decidido prolongar até ao Vimeiro - Santa Comba Dão (cerca de 50 kms) e brevemente deverá ser inaugurada. Ao longo da ecopista foram restaurados vários apeadeiros e pequenas estações para servirem de apoio aos utilizadores. Uma vez que em Viseu não existia nenhuma estrutura desse tipo foi decidido contruir um pequeno edifício na Rua Adelino Azevedo Pinto (Rijo), nas proximidades do futuro Parque Urbano da Aguieira, ao lado da pista. As fotos mostram alguns aspectos das obras em curso e o relógio que deverá ter pertencido à estação que foi demolida em 1994.
P.S. - A linha do Vale do Vouga ainda funciona entre Sernada do Vouga e Espinho [ligação]
P.S. - A linha do Vale do Vouga ainda funciona entre Sernada do Vouga e Espinho [ligação]
"La Cinquième Position" - Andrea Sitter
Teatro Viriato, Sábado dia 28 de Maio, às 21h30 - "Com uma energia explosiva, que chega a tocar um humor irresistível, a coreógrafa alterna entre a alegria e o medo, numa viagem auto-irónica pelas suas memórias pessoais" [ligação].
20110526
Aldrabas, Batentes e Portas - Britamontes
“Carta do Fundo do Mar" - Teresa Lopes Alves
"Carta do Fundo do Mar", do álbum "Reflexo" de Teresa Lopes Alves
20110524
Árvore derrubada na Cava de Viriato
A trovoada que no início da tarde se abateu sobre Viseu foi acompanhada de pouca chuva mas sentiram-se fortes rajadas de vento. Um dos três gigantescos e centenários carvalhos da "Cava de Viriato", existentes nas proximidades do monumento a Viriato, um sobrevivente ao ciclone de 15 de Fevereiro de 1951, que deixou um rasto de destruição na cava, desta vez não resistiu. Os anos não perdoam... A enorme árvore tinha o tronco curto, cerca de dois metros, de onde emergiam dois enormes ramos que subiam várias dezenas de metros e se subdividiam em pernadas mais pequenas. A ventania fendeu o tronco e um ramo com cerca de quatro dezenas de metros desabou sobre o talude para o interior do monumento e sobre a estrada. Uma viatura dos bombeiros municipais com dois homens ocorreu ao local e com a ajuda de duas motosserras reabriram à rua ao trânsito. Pouco depois chegou uma viatura da polícia municipal com dois elementos que se limitaram a assistir ao finalizar dos trabalhos. O que resta da árvore, várias toneladas de material lenhoso, deverá ser recolhido mais tarde, talvez amanhã. Certamente que as condições de segurança da árvore deverão ser avaliadas, desta vez felizmente não houve prejuízos materiais ou feridos mas será melhor chamar um técnico para garantir a segurança de todos.
20110523
Problemas na Rua da Ponte de Pau
O meu amigo que costuma dizer que sou o "curador" do funicular vai aproveitar para reforçar a sua opinião. Não estou preocupado e mais uma vez dedico a atenção ao funicular porque há novidades... A boa notícia é que a repintura da linha está terminada, apenas restava pintar os avisos "NÂO PISAR", tarefa que foi executada hoje. A má notícia refere-se a mais uma interrupção da circulação automóvel na Rua da Ponte de Pau, para permitir reparar a calçada onde as lajes continuam a degradar-se e mesmo a quebar. Os comerciantes estão a desesperar porque há muito concluiram que os problemas no pavimento não serão resolvidos de modo definitivo e que os "remendos" irão continuar.
Sede e Quartel dos Bombeiros Voluntários
Os "Voluntários" foram sempre e continuam a ser uma associação meritória e muitos querida de todos os viseenses. A inauguração do actual quartel e sede dos Bombeiros Voluntários de Viseu, associação fundada em 25 de Março de 1886, ocorreu no dia 27 de Março de 1976 [ligação].
Com a passagem dos anos o edifício da Rua José Branquinho envelheceu, tornou-se acanhado e desadequado, de modo especial para as necessidades do corpo activo. Por estes motivos a construção de um novo quartel foi um desejo que finalmente foi concretizado, na tarde do passado dia 27 de Fevereiro, num terreno localizado junto ao antigo IP5, na freguesia de Rio de Loba. Mas infelizmente, nem tudo está resolvido e a mudança para as novas instalações poderá ser demorada.
Com a passagem dos anos o edifício da Rua José Branquinho envelheceu, tornou-se acanhado e desadequado, de modo especial para as necessidades do corpo activo. Por estes motivos a construção de um novo quartel foi um desejo que finalmente foi concretizado, na tarde do passado dia 27 de Fevereiro, num terreno localizado junto ao antigo IP5, na freguesia de Rio de Loba. Mas infelizmente, nem tudo está resolvido e a mudança para as novas instalações poderá ser demorada.
8º Passeio de Bicicletas
Novo Quartel dos Bombeiros Voluntários
A cerimónia da colocação primeira pedra do novo quartel dos Bombeiros Voluntário de Viseu, foi realizada em 11 de Janeiro de 2010, por Rui Pereira, Ministro da Administração Interna. Pouco mais de um ano depois, no dia 27 de Fevereiro de 2011, foi solenemente inaugurado o novo quartel, sendo Paulo Correia o Presidente da Direcção. A cerimónia foi presidida por Fernando Ruas, Presidente da Câmara Municipal, com a presença de Miguel Ginestal, Governador Civil, os deputados Acácio Pinto (PS), João Figueiredo (PSD) e Helder Amaral (CDS), Ilídio Leandro, Bispo de Viseu, vereadores, vários autarcas do concelho e do distrito, representantes da Protecção Civil, Bombeiros de todo o país e cidadãos que quiseram assistir. A obra tem por principal objectivo permitir uma melhor resposta às cada vez maiores e exigentes necessidades de apoio e socorro às populações. Uma vez que os terrenos onde foi construído o novo quartel, na Freguesia de Rio de Loba, não dispunham de bons acessos, apenas uma estreita via asfaltada, através das ruas acanhadas da vizinha povoação de Britamontes, que termina num caminho em terra batida, já em Rio de Loba. Por esse motivo o quartel estava isolado e sem condições de operacionalidade. Faltava obter das Estradas de Portugal a autorização para abrir uma entrada e uma saída para o IP5 que a lei não consentia. A autorização apenas foi concedida na primeira quinzena de Janeiro de 2011, depois de largos meses de negociações. O novo acesso é constituído por dois troços de estrada paralelos à via, em direcção ao nó da Estrada do Sátão, devidamente sinalizados e dotados de cancelas. A cancela da entrada já está derrubada e a passagem interrompida por fitas avisadoras, colocadas pelos bombeiros, a de saída está indevidamente levantada. A localização do quartel não me parece ter sido a melhor e as acessibilidades continuam a ser algo complicadas. O terreno foi doado pela Junta de Freguesia de Rio de Loba, a associação não possuía meios de adquirir um espaço melhor localizado e outras localizações propostas foram consideradas inadequadas [ligação]
Segundo afirmou Paulo Correia, Presidente da Direcção, na data da inauguração, o novo quartel já estaria em condições de funcionar mas iria haver um período de transição, com a duração de um mês, em que os dois quartéis funcionariam em simultâneo para não se sentir a mudança e evitar problemas. Uma vez que no antigo quartel ainda nada indica que esteja em fase de mudança, fui visitar o novo quartel que mais parece estar abandonado. Encontrei mesmo uma vala aberta que parece indicar que o sistema de drenagem das águas pluviais ainda está por finalizar. [ligação]
P.S. – Naturalmente o quartel está dotado de uma enorme rotunda.
Segundo afirmou Paulo Correia, Presidente da Direcção, na data da inauguração, o novo quartel já estaria em condições de funcionar mas iria haver um período de transição, com a duração de um mês, em que os dois quartéis funcionariam em simultâneo para não se sentir a mudança e evitar problemas. Uma vez que no antigo quartel ainda nada indica que esteja em fase de mudança, fui visitar o novo quartel que mais parece estar abandonado. Encontrei mesmo uma vala aberta que parece indicar que o sistema de drenagem das águas pluviais ainda está por finalizar. [ligação]
P.S. – Naturalmente o quartel está dotado de uma enorme rotunda.
20110521
20110520
Estacionamento Abusivo em Viseu
Esta tarde na Rua da Ponte de Pau encontrei três viaturas abusivamente estacionadas. Um acontecimento muito banal em muitas ruas e avenidas citadinas. Os veículo vermelho e o preto estavam arrumados nos lugares reservados ao abastecimento de veículos eléctricos, apesar do local estar devidamente assinalado com um novo sinal vertical e uma fita avisadora - vermelha/branca que foi partida. Curiosamente esta sinalização antecedeu a chegada a Viseu que aconteceu hoje de algumas viaturas eléctricas para demonstração. A viatura branca ignorou a sinalização, vertical e horizontal, e estacionou num lugar destinado a deficientes. Mais uma vez... "Onde pára a Polícia?"
Concurso de Aviões de Papel
20110519
Obras na Avenida da Europa # 2
Está a começar de tormar forma a estrutura, por enquanto com objectivo desconhecido, que está a ser erguida no separador central da Avenida da Europa, junto da rotunda da Fonte Cibernética. Para já é visível um "cubo metálico", com mais de dois metros de altura, cuja utilidade ainda não se descortina. De qualquer modo a hipótese da locomotiva a vapor estará fora de questão mas ainda sobram outras probabilidades [ligação]. Não sei se sabem mas já existe um ante-projecto para uma estátua do presidente da câmara Dr. Fernando Ruas [ligação].
20110518
Problemas na Rua da Ponte de Pau
Um dos meus amigo habituou-se a dizer, por brincadeira é claro, que eu sou o "curador" do funicular, não será bem assim até porque gostaria de ser remunerado pela função...
Desta vez a "novidade" é que uma das muitas lajes que estão soltas na calçada da Rua da Ponte de Pau, junto da linha do funicular, acabou por se partir e a mais próxima irá ter o mesmo destino. Os trabalhos de pintura continuam, já pintaram as passadeiras mas estão a descurar os avisos de "NÃO PISAR" para evitar que alguém ao caminhar, indevidamente, ao longo da linha sofra algum acidente.
Desta vez a "novidade" é que uma das muitas lajes que estão soltas na calçada da Rua da Ponte de Pau, junto da linha do funicular, acabou por se partir e a mais próxima irá ter o mesmo destino. Os trabalhos de pintura continuam, já pintaram as passadeiras mas estão a descurar os avisos de "NÃO PISAR" para evitar que alguém ao caminhar, indevidamente, ao longo da linha sofra algum acidente.
EXPO OPORTUNIDADES 5ª edição
A quinta edição da "Expo Oportunidades" irá realizar-se no Pavilhão Multiusos em Viseu, entre os dias 19 e 22 de Maio, a feira que tem por objectivo aproximar a oferta e a procura de emprego, contará com a presença de mais de meia centena de entidades [ligação]
A Nova "Rotunda das Oliveiras"
As obras de alargamento e requalificação da EN 231, a Estrada de Nelas, acrescentaram mais seis rotundas ao nosso património. Na "ilha" da rotunda localizada junto da Escola Superior Agrária foram plantadas três oliveiras, já adultas. Pareceu-me uma boa ideia, espero que não desperdicem as azeitonas.
P.S. - Só para informar que as placas sinalizadoras foram derrubadas e continuam caídas há meses.
Gente Muito Preguiçosa...
Ontem ao meio da tarde, na Rua da Senhora do Postigo, era este aspecto do contentor para recolher o lixo doméstico. Sem comentários...
Com a substituição dos tradicionais contentores ficaram a perder os vários gatos "sem abrigo" que vivem na zona. Se o novo modelo de contentor for devidamente utilizado será mais difícil aos bichanos encontrar alimento. O gato das fotos veio logo a correr quando o chamei, estava muito carente de afagos e não estava mal alimentado mas a necessitar dum bom banho.
20110516
Desporto Adaptado e "Skate" no Fontelo
Continuam as obras no Fontelo, nas traseiras da piscinas municipais, para construir um pavilhão para desporto adaptado a cidadão com deficiências, o Skate Park, um parque de merendas e mais um espaço verde. Como as imagens mostram estão a ser executados vários muros de suporte, movimentações de terras e terraplanagem. As obras no valor de cerca de 500.000 euros deverão estar terminadas já no próximo Verão. Ver artigo anterior [ligação]
Obras na Avenida da Europa
Se no Fontelo é sabido o que está a ser construído, já o mesmo não acontece no separador central da Avenida da Europa, a norte da rotunda da fonte cibernética, no local onde esteve o relógio do POLIS. Existem várias hipóteses mas talvez as fundações em betão e a linha de fornecimento de energia eléctrica se destinem a permitir a instalação de um painel publicitário. A avaliar pelo tamanho do alicerce deverá ser um objecto de grandes dimensões...
Outras hipóteses que indico mas sem qualquer ordem de probabilidade:
1 - Monumento ao provável viseense que foi D. Afonso Henriques;
2 - Monumento a Fernando Ruas, pelo muito que já fez pelos viseenses;
3 - Uma locomotiva a vapor, foi prometido seria preservada alguma memória do lugar;
4 - O depósito do gasóleo para as automotoras, que estava do outro lado da avenida e há pouco tempo "desapareceu".
Outras hipóteses que indico mas sem qualquer ordem de probabilidade:
1 - Monumento ao provável viseense que foi D. Afonso Henriques;
2 - Monumento a Fernando Ruas, pelo muito que já fez pelos viseenses;
3 - Uma locomotiva a vapor, foi prometido seria preservada alguma memória do lugar;
4 - O depósito do gasóleo para as automotoras, que estava do outro lado da avenida e há pouco tempo "desapareceu".
20110515
Novidades sobre a "Cava de Viriato"
Finalmente decidiram cortar a vegetação, nalguns locais com cerca de um metro de altura, que com a chegada da Primavera cresceu na "Cava de Viriato". Mas como as imagens mostram apenas executaram a tarefa nos acessos, escadarias, "passadeira" de granito e no topo da muralha. Habitualmente o corte, "da relva", também abrangia as duas faces da trincheira de terra batida. Não imagino porque razão não completaram o trabalho, terá sido uma medida de poupança?
"Viriato, o Lusitano"
“Escolhi o tema Viriato, o Lusitano para desenhar um selo, porque gosto muito da História de Portugal e acho que o Viriato foi um guerreiro muito valente. Nasceu nos montes Hermínios, foi criado e viveu como pastor, mas quando percebeu que o território onde vivia estava em risco de ser invadido, conseguiu unir várias tribos que, sob a sua liderança, derrotaram um dos exércitos mais poderosos daquela altura, os Romanos.
O Viriato foi o nosso primeiro herói e da sua vontade de defender o seu território nasceu em Portugal"
Carlos Santos,11 anos
O Viriato foi o nosso primeiro herói e da sua vontade de defender o seu território nasceu em Portugal"
Carlos Santos,11 anos
No concurso organizado pelos CTT - "Aqui Há Selo 2009", para eleger temas e desenhar os selos, Carlos Santos, na classe de juniores, para jovens com menos de 17, anos saiu vencedor e o seu selo foi editado em 2010.
“Rei do Bairro Alto" – Pedro Abrunhosa
“Rei do Bairro Alto" de Pedro Abrunhosa é o terceiro single retirado do álbum "Longe"
20110513
18 de Maio - Dias Int. dos Museus
"Programa do Museu de Grão Vasco, integrado na programação geral da Festa dos Museus em Viseu, em parceria com a Câmara Municipal de Viseu (Casa-Museu de Almeida Moreira), Núcleo Museológico do Solar dos Condes de Prime, Museu de Várzea de Calde, Casa da Ribeira, Tesouro da Misericórdia, Tesouro da Sé e Núcleo Museológico do Seminário Maior de Viseu."- Programa de 14 a 18 de Maio [ligação].
20110511
Funicular - Última Hora
Por coincidência depois do incidente de ontem que obrigou à suspensão das viagens do funicular, hoje foram iniciados trabalhos de repintura da linha. Preocupada com os incidentes que por vezes acontecem a câmara municipal mandou alargar a faixa pintada de amarelo para a chamar, ainda mais, a atenção dos peões de modo a prevenir as quedas ou atropelamentos. Uma decisão acertada mas polémica, se for aplicada na Calçada de Viriato que faz parte do centro histórico.
Etiquetas:
Calçada de Viriato,
Funicular,
Rua Ponte Pau,
Rua Serpa Pinto
Mais Seis Rotundas!
Brevemente a cidade de Viseu vai passar a ter mais seis novas rotundas, devidamente relvadas e talvez ajardinadas, que irão aumentar o orgulho e a auto-estima da câmara municipal e dos viseenses. As novas rotundas localizam-se na EN 231, mais conhecida por estrada de Nelas, entre a rotunda do Palácio do Gelo e o viaduto da A25 - Cabanões. O alargamento desta entrada da cidade é mais um passo para possibilitar, segundo as palavras de Fernando Ruas: “(…) uma fluidez de tráfego na direcção do centro de Viseu, ficando agora todos os acessos concluídos e permitindo aceder ao centro da cidade em 5 minutos”.
Depois de cumprido este objectivo o presidente da câmara já poderá ir para casa descansado e tomar conta dos netos… Continua, naturalmente, por resolver o problema do estacionamento que o autarca já classificou várias vezes de caótico e as coimas que ficam por aplicar apesar da sua insistência com a PSP e depois com a Polícia Municipal para reprimir as infracções e não perdoar aos automobilistas as constantes infracções às regras de estacionamento.
Depois de cumprido este objectivo o presidente da câmara já poderá ir para casa descansado e tomar conta dos netos… Continua, naturalmente, por resolver o problema do estacionamento que o autarca já classificou várias vezes de caótico e as coimas que ficam por aplicar apesar da sua insistência com a PSP e depois com a Polícia Municipal para reprimir as infracções e não perdoar aos automobilistas as constantes infracções às regras de estacionamento.
P.S. - Tudo sobre rotundas num estudo universitário elaborado por dois especialistas [ligação]
20110510
Funicular de Viseu
Ao meio desta tarde um grupo de jovens, desatentos, obrigou a "guarda-freio" a efectuar uma paragem de emergência da carruagem nº 2. Há quem não saiba que mesmo nas passadeiras o funicular tem prioridade sobre os peões! Os avisos deveriam ser colocados em postes muito mais altos que a vedação. Uma jovem estaria a ouvir música nos fones e terá corrido o risco de ser atropelada. Felizmente o veículo parou sem ninguém se magoar. Mas logo a seguir o elevador teve dificuldades para retomar a marcha, andou alguns metros aos "solavancos" e depois acabou por se imobilizar. Não sei qual terá sido anomalia que obrigou à não realização de várias viagens, ouvi a um morador afirmar que mais uma vez os sistemas elevatórios hidráulicos voltaram a avariar... Não posso confirmar, mas tenho a certeza que um equipamento tão caro deveria ser mais fiável.
"Conhecer Viseu em Bicicleta"
Terá início no próximo dia 15 de Maio, com duração até 31 de Julho a iniciativa “Conhecer Viseu em Bicicleta”, promovida pelo município e Associação Académica de Viseu que pretende promover a prática da actividade num modelo informal. O local de concentração continua a ser a Praça da República (Rossio – frente ao edifício da câmara) às 9h00 e a partida a acontecer às 9h30.
Subscrever:
Mensagens (Atom)