EDITORIAL


Quando eu me poupe a falar,
Aperta-me a garganta e obriga-me a gritar!
José Régio


Aqui o "Acordo Ortográfico" vale ZERO!
Reparos ou sugestões são bem aceites mas devem ser apresentadas pessoalmente ao autor.

20100821

Novidades da Cava de Viriato


Há pouco resolvi passar pela "Cava de Viriato" com a intenção de verificar se o "Lago da Cava" continuava transformado numa autêntica e vergonhosa lixeira [ligação].
Eram cerca de 19h00 quando à entrada nascente da Rua dos Plátanos deparei com os objectos que as primeiras imagens mostram. Prossegui e fui espreitar os vestígios do fosso que defendia a fortaleza, junto da Vila Ferreira, e confirmei que ainda por ali existe alguma água mas suja, mal cheirosa e que muito lixo continua a conspurcar o monumento. Depois vi que uma das pedras à entrada do novo arruamento que permite circular pelo interior da muralha, está caída há semanas. Talvez tenha sido derrubada pelo camião da recolha do lixo?
Depois estranhei ver as lâmpadas da escadaria acesas, habitualmente ligavam às 21h30, fui ver e confirmei que os pontos de luz sobre a "passadeira" e no passadiço metálico, desde a nova praça até à Rua dos Heróis Lusitanos, estavam a funcionar. Se o desperdício de energia poderá ser justificado por uma avaria ou má programação de um interruptor, já a falta de limpeza e a demora em efectuar reparações não deverá merecer desculpa...