EDITORIAL


Quando eu me poupe a falar,
Aperta-me a garganta e obriga-me a gritar!
José Régio


Aqui o "Acordo Ortográfico" vale ZERO!
Reparos ou sugestões são bem aceites mas devem ser apresentadas pessoalmente ao autor.

20100309

Não às Drogas



Ao abrir a minha caixa do correio senti vergonha porque os vizinhos mandaram imprimir e distribuir panfletos a anteceder a abertura do "Centro de Apoio a Toxicodependentes". No verso estava um mapa indicando as distâncias até várias escolas da vizinhança, ao Rossio e ao Parque da Cidade. Sendo a maior distância os 800 metros até ao Ciclo Preparatório.
Depois de uma série de interrogações alarmistas e insinuações ignóbeis, o folheto anónimo, terminava assim:

"Sugestão: Porque não instalar o Centro nas instalações da A.I.R.V. em Coimbrões?"

Quase 15 anos depois nenhuma das "ameaças" referidas no folheto se concretizou. O C.A.T. de Viseu, actuais serviços do Instituto da Droga e da Toxicodependência (IDT) [ligação] um organismo do Ministério da Saúde, na Rua Cândido dos Reis, antigas instalações da Associação Industrial da Região de Viseu, tem prestado um bom trabalho na prevenção, tratamento e recuperação das toxicodependências.
Há sempre muito para fazer mas a política de redução de danos está a resultar e deverá prosseguir. A repressão não é um bom caminho e os toxicodependentes não deverão ser marginalizados mas apoiados: criando abrigos nocturnos e mesmo "salas de injecção assistida" para evitar as queixas que periodicamente aparecem na comunicação social [ligação - CM].